No último dia 24 a vizinhança da rua João Vidal de Siqueira, no São Lucas, finalmente foi atendida pela Subprefeitura de Vila Prudente. Após mais de um ano solicitando o corte do mato e limpeza do trecho da via que não é urbanizado, na esquina com a rua Carlos Censi, uma equipe de capinação esteve no local. No entanto, o que era para ser um alívio virou pesadelo. Ao invés de cortarem apenas o mato, que estava alto, os funcionários arrancaram várias jovens árvores frutíferas, como limoeiro, figueira, abacateiro, aceroleira, pessegueiro e amoreira, entre outras. Desde a semana passada a Folha cobra um posicionamento da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, assim como a possibilidade das árvores serem replantadas, mas, até o momento, o órgão não se pronunciou.
“Quando vi a presença da equipe fiquei aliviada, pois o matagal estava prejudicando bastante os moradores do entorno. Depois de um tempo, quando fui olhar novamente, vi que tinham tirado também todas as árvores frutíferas”, comentou a moradora vizinha que se identificou como Miriam. “Cultivei essas árvores por três anos no meu quintal, como elas foram crescendo, as transportei para este trecho de terra e não atrapalhava ninguém. Várias já deram frutos, como abacates, acerolas, figos, pêssegos, limões, entre outros. Mas, infelizmente, os funcionários da Subprefeitura não souberam distinguir árvore de matagal e cortaram tudo. É uma falha grave, além de um crime ambiental”, completou.
A Subprefeitura de Vila Prudente alegou que os “funcionários que realizaram o serviço não têm qualquer conhecimento quanto ajardinamento e arborização e, por isso, na realização do trabalho, não foi constatada a presença de plantio de árvores”. Foi ressaltado que “os serviços são determinados pelo encarregado da empresa contratada sem que haja um acompanhamento, pois são diversos trabalhos executados, o que impossibilita a sua presença em cada um”. O órgão recomendou que, quando houver interesse de plantio de árvores, de qualquer espécie, ocorra consulta na unidade de áreas verdes. A Subprefeitura informou que está organizando com o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) de Vila Prudente o replantio no local. (Gerson Rodrigues)