Além dos serviços de zeladoria e fiscalização, que são rotina das Prefeituras Regionais, cabe aos escolhidos para comandar os distritos de São Paulo cobrar e buscar parcerias com as secretarias municipais e instâncias de outros governos para concretização de projetos e obras que possam melhorar a vida dos moradores e comerciantes da região.
A Folha questionou os prefeitos regionais da Mooca e da Vila Prudente, Paulo Criscuolo e Guilherme Brito, respectivamente sobre quais são os principais projetos e obras previstos para as áreas de cada uma das prefeituras e quais os prazos para serem implantados. Perguntou ainda como cada um particularmente está se empenhando para concretizar esses projetos e obras.
Confira abaixo as respostas enviadas via assessoria de imprensa da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais.
Mooca
A Prefeitura Regional Mooca, que também administra os distritos de Água Rasa, Belém, Brás, Tatuapé e Pari, informou que realiza projeto de acessibilidade, com adaptações de calçadas, desde o início de 2016. Até o momento, a regional executou mais de 100 rampas de acessibilidade e continua realizando vistorias em novas áreas a serem contempladas.
A região também recebe a segunda fase do Programa Asfalto Novo em todos os distritos. O programa pavimentará 7.500 metros de extensão e tem previsão para ser concluído em 30 de junho. Foi ressaltado ainda que a Prefeitura Regional Mooca elabora campanhas, de campo e nas redes sociais, de conscientização ambiental para a redução de pontos viciados de lixo.
Vila Prudente
A Prefeitura Regional Vila Prudente, que também responde pelo distrito do São Lucas, respondeu que estão previstos para este ano a execução de obras de adequação de passeios públicos; projetos de acessibilidade em eixos estruturais; abertura da avenida Henry Ford com acesso à avenida Anhaia Mello sob o viaduto Grande São Paulo; readequação de vagas na rua Pinheiro Guimarães e de guias e sarjetas na rua Três Pedras; recape da avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello e revitalização dos baixos do viaduto Pacheco Chaves.
Também foi ressaltado que a regional fará a requalificação das praças Virgilio Lúcio, 21 de Março, Pedro Paulo Corrêa, Marisa Uzzum, Alberigo Gentili, João Valentim Lobato, Possidonio Joaquim de Oliveira e área pública na rua José Ferreira Paz.