Integrantes da comunidade russa, composta por imigrantes e descendentes que residem na Vila Zelina, Vila Alpina, Vila Bela, entre outros bairros da região, se reuniram na manhã de hoje na pizzaria Famiglia Klestoff, temática russa, na rua Manaiás, para assistirem a estreia da seleção anfitriã na Copa do Mundo. Regados à música típica e shots de vodka, os torcedores acompanharam a surpreendente goleada da Rússia sobre a Arábia Saudita por 5 a 0.
O entusiasmo dos torcedores era tanto que, além de assistirem a partida, realizaram tradicionais danças típicas no meio da rua. A animação foi aumentando a cada gol da equipe russa, quando também aconteciam rodadas de vodka oferecidas pela pizzaria.
O proprietário do estabelecimento, Sergio Klestoff, que é filho de imigrante russo, contou que reunir a comunidade foi uma oportunidade de mostrar um pouco mais sobre o povo russo. “Muitos acreditam que somos frios, fechados e de pouca conversa, mas isso é coisa do passado. As novas gerações têm mudado este paradigma e a Copa do Mundo será uma grande oportunidade para mostrar que somos alegres, carismáticos e do bem”, afirmou Klestoff.
Quem também estava bastante empolgada era a dona de casa Tânia Sevchenka Petrica, 62 anos, que é descendente russa. “Minha mãe nasceu na Rússia e chegou ao Brasil em 1914. Ela veio para a Vila Zelina em 1916, onde construiu sua família e viveu até 2010. Eu nasci nesse bairro e sempre preservei a cultura transmitida pela minha mãe. É muito bom poder curtir uma Copa do Mundo no Brasil sabendo que a competição acontece onde estão minhas raízes. E começamos com o pé quente”, comentou.
A comunidade pretende se reunir e torcer ainda mais nos próximos jogos da Rússia, mas garantem que a maior torcida será pela seleção brasileira. “Nos dias dos jogos do Brasil estamos planejando uma churrascada na rua regada a muita vodka russa, assim a festa será ainda maior”, garantiu Klestoff.
vou torcer pela russia, eu e o meu cachorrinho mascote o yorkshire
chamado Roskoff