A Prefeitura lançou o edital de licitação para contratar as empresas de ônibus que atenderão a cidade pelos próximos 20 anos. O serviço de transporte público em vigor na cidade foi contratado em 2003, na gestão de Marta Suplicy, e venceu em 2013. Desde então é renovado anualmente em caráter emergencial, provocando prejuízos aos cofres públicos, segundo a Prefeitura que defende ainda que a rede precisa de atualização. No novo modelo proposto pelo governo municipal, que ficou disponível para consulta pública e sugestões até março, consta uma série de mudanças na rede de ônibus em vigor. Estão previstas extinções de linhas, modificações de itinerários, unificação de rotas e aumento de vias atendidas.
O governo municipal afirma que nenhuma mudança será feita da noite para o dia. Explica que somente após seis meses da contratação das novas empresas, as alterações começarão a ser implantadas de forma gradativa e o novo modelo deve levar três anos para ser colocado totalmente em prática.
Mesmo sem previsão de quando as mudanças ocorrerão de fato, a proposta da Prefeitura já faz parte das conversas em pontos de ônibus e tem causado apreensão entre os usuários, principalmente por causa da extinção de linhas. A São Paulo Transportes (SPTrans) confirma a redução de 1.337 para 1.188 linhas – 149 a menos. O órgão defende que o encolhimento visa diminuir o tempo de viagem em 5%, porque hoje a cidade conta com mais de uma linha fazendo o mesmo trajeto, o que causa trânsito nas principais vias, aumenta os intervalos entre os ônibus e diminui a velocidade do sistema. Porém, com a extinção de linhas, os usuários terão que aumentar o número de integrações pela cidade.
O vereador Toninho Vespoli (PSOL) ressalta que a proposta desenvolvida nos meses de governo do ex-prefeito João Doria (PSDB) beneficia os empresários de transporte público e prejudica a população. “Haverá redução da frota com a retirada de 936 ônibus de circulação. Vale ressaltar que a maioria das linhas mantidas sem alteração é de micro-ônibus, que fazem trajetos curtos e geralmente param de circular às 22h”, comenta. Outra preocupação do vereador é que as várias baldeações são mais difíceis para idosos e pessoas com deficiência. “O trajeto será ainda mais exaustivo devido às caminhadas de um ponto para o outro e o desce e sobe para entrar e sair dos ônibus”, completa Toninho Vespoli.
Mudanças de peso
Na região, uma das linhas que será extinta conforme a proposta da Prefeitura é a 314V-10 Vila Ema/Praça Almeida Júnior, que circula há mais de 50 anos. Segundo a SPTrans, os usuários terão como opção a linha Parque Bancário/Vila Prudente, que deverá ser acessada na rua Uhland com ponto final no Terminal Vila Prudente, onde haverá opções até a praça Almeida Júnior, no bairro da Liberdade.
“É inadmissível acabar com uma linha que há mais de meio século atende as pessoas que residem na região da Vila Ema. A sugestão proposta também é descabida. Os pontos de ônibus estão sempre cheios e os coletivos já circulam lotados. Tirando uma linha importante como essa, irá sobrecarregar ainda mais o sistema de ônibus na região”, comenta o morador e historiador da Vila Ema, Rodnei Brunete da Cruz.
Quem também reclama é o usuário da linha na Vila Ema, Natanael de Sousa. “Teremos que depender de uma opção que vem do Parque Bancário, no Sapopemba, e certamente chegará lotada”, ressalta. “Esperamos mudanças para melhor, mas essa proposta da Prefeitura irá prejudicar muitas pessoas”.
Outra linha que também será extinta é a 373M-10 Jardim Guairacá /Shopping Metrô Tatuapé – que tem um longo trajeto na região e é praticamente a única que corta o bairro do Jardim Independência e atende diversos moradores do bairro que precisam se deslocar para a Vila Zelina e a Mooca. Conforme a nova proposta, o usuário que hoje embarca no Guairacá e fica no ônibus até o destino final, passará a fazer quatro integrações. “Calculamos que o passageiro levará mais tempo por causa dos vários deslocamentos. Hoje o usuário necessita apenas de uma condução para percorrer o trajeto, com a proposta terá que descer três vezes do coletivo para acessar outro. Vai alterar muito a rotina das pessoas”, ressalta a vereadora Juliana Cardoso (PT). “Outra questão é que nos horários de pico, os ônibus já circulam lotados, então essas baldeações não serão tão simples como alega a Prefeitura”, completa.
A lista de cortes e/ou alterações de trajetos envolve outras linhas que atendem a região. “A linha 5145-10 também será extinta. Quem reside próximo à futura estação Orfanato do metrô não terá mais opção de ônibus para o Ipiranga. Assim, terá que andar mais de um quilômetro para chegar ao largo de Vila Prudente e ao novo terminal”, comenta preocupado Lucas Picaro Encina.
A SPTrans justifica que todas as vias atualmente atendidas pelo transporte coletivo municipal por ônibus continuarão servidas e o atendimento será ampliado com novas linhas, rotas e ruas que não recebem ônibus hoje. Nas contas da Prefeitura, dos atuais 4.600 quilômetros de vias com ônibus serão 5.100 com a nova rede idealizada. O órgão destaca ainda que nenhum passageiro terá de utilizar mais de quatro ônibus para fazer sua viagem, conforme a regra de utilização do Bilhete Único.
No site da SPTrans (www.sptrans.com.br/perguntas-novarede/) é possível esclarecer as principais dúvidas e consultar a listagem de outras linhas que serão desativadas ou alteradas separadas por região. (Gerson Rodrigues / Kátia Leite)
Eu já vi o edital da nova organização das linhas na época de consulta pública. Gostaria muito de saber de onde eles tiram a informação que essas mudanças não prejudicarão ninguém e aumentarão a qualidade do serviço. Essa história de tirar linhas redundantes que fazem o mesmo trajeto é mentira: não há linha que substituirá sem prejuízos a 373M-10 ao passo que as linhas 4221-10 e 4288-10 vão continuar operando sendo que são linhas praticamente gêmeas. Outra linha que só não pode ser chamada de inútil porque ajuda no horário de pico é a 4222-10, mas quando cortaram ela até a Mooca só, ficou meio sem sentido manter ela sendo que o único diferencial dessa linha é que ela passa pela rua do orfanato. Contudo, os passageiros, que queiram acessar o bairro do pq são Lucas a partir da orfanato, tem como opção a 4031-10 que é bem mais frequente que a 4222-10. Outro ponto a destacar é que a 4222-10 só enche após o ponto do ônibus em frente a estação oratório e a prefeitura na Av. Do oratório, pois ela capta passageiros do monotrilho. Logo, poderiam descontinuá-la e remanejar os ônibus dela para a 3024-10 que é uma linha bem mais prática e funcional, porém nunca funcionou como deveria. A via sul, empresa que gerencia todas essas linhas de ônibus, trata algumas linhas com descaso máximo, até parece que a empresa faz esforço para demonstrar o descaso com algumas linhas como a 3024-10. É raríssimo ver um ônibus dessa linha, passa de hora em hora e em parece funcionar com os restos, ou seja, ônibus que sobraram das outras linhas.
Já 311C-10, 314J-10 e 5142-10 querem mexer também. Pelo amor de Deus, não façam isso. Mexam.em todas as linhas, mas não mexam nessas três. São as principais da região, são linhas nevrálgicas da região. Querem cortar a 5142. Sugestão: ao invés de cortar a 5142, tirem a 5143 fora, pois ela não serve para nada, só roda vazia e todo o trecho dela é atendido pela 5110. Quanto à 4221 e 4288, mantenham uma delas, sugestão: mantenham a 4221. O trecho dela é mais interessante. E incorporem parte do trecho que era atendido pela 4288 no caso de descontinuarem ela no novo trecho da 4221 como, por exemplo, a rua Juventus. Quanto a 373M-10, é uma linha demorada e que costuma dar muitas voltas no bairro Jr independência, mas como disseram, é a única que passa lá, então mantenham-na assim mesmo. Nessa linha, uns 50% dos passageiros são idosos. O que esse pessoal de mais idade vai fazer para se deslocar? Vai ter que andar mais até uma estação de monotrilho ou uma via que passa mais ônibus? Não há condições, idosos costumam ter artrite, artrose, osteoporose e uma série de complicações que dificultam.
Muitas das alterações sã o em decorrência da inauguração do monotrilho. Poxa, o monotrilho já circulará com dificuldade, pois a demanda de passageiros atendida será alta e ainda, com a extinção de algumas linhas, mais passageiros serão forçados a utilizá-lo. A maioria das linhas, a prefeitura quer fazer parar no terminal vl prudente. Vai sobrecarregar o terminal e o monotrilho, pois toda pessoa que se deslocar para a zona sudeste e leste, obrigatoriamente terá de passar pelo terminal intermodal da vila Prudente. Planejamento é algo muito sério em tudo e, nesse caso, é fundamental que ele seja imparcial. Isto não está ocorrendo. A prefeitura quer beneficiar os empresários e prejudicar os passageiros. Está errado: a prefeitura trabalha para o cidadão/contribuinte/eleitor. O empresário de empresa de ônibus tem que se adequar às necessidades da população ou, em caso negativo, cair fora e ceder lugar para um empresário mais competente.