O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugura na manhã desta sexta-feira, dia 6, às 10h, quatro novas estações da Linha 15-Prata do monotrilho: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
Inicialmente as quatro estações estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 10 às 15h, no sistema de Operação Assistida, sem cobrança de tarifa. O Metrô informou que os usuários poderão embarcar gratuitamente nas novas estações e seguir até Oratório, onde serão orientados a desembarcar e acessar a área paga, caso queiram seguir viagem até a Vila Prudente.
Com as quatro novas estações, a Linha 15 soma mais 5,5 km de via elevada e passa a operar em 7,8 km de extensão, ligando a Vila Prudente e a Vila União.
Quando fez viagem de inspeção no novo trecho em fevereiro, Alckmin anunciou que seriam entregues cinco estações nesta etapa. Além das quatro que serão inauguradas nesta sexta, também estava prevista a estação Jardim Planalto. A Linha 15 contará ainda com as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, programadas para serem abertas ao público no final de maio.
Até então a Linha 15 operava apenas no trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório, inauguradas em agosto de 2014, também em ano eleitoral. O horário de funcionamento das paradas foi sendo ampliado gradativamente e somente em outubro de 2016 passou a operar das 4h40 à meia-noite, mesmo período da Linha 2 com a qual faz integração. (Kátia Leite)