A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente decidiu antecipar para o último sábado, dia 14, a abertura do Parque da Independência, no Ipiranga. O espaço estava fechado desde 27 de março e tinha previsão de ficar interditado por 30 dias, após a confirmação da morte de um macaco do tipo sagui por febre amarela.
De acordo com a Prefeitura, o prazo de 30 dias é adotado para que a cobertura vacinal seja ampliada na região. No caso da reabertura antecipada do Parque da Independência, a explicação foi que a Secretaria Municipal de Saúde atingiu mais de 50% da meta de vacinação contra a febre amarela.
Mesmo assim, segue a recomendação para a vacinação. “É preciso que os frequentadores de parques se conscientizem de que o vírus da febre amarela pode continuar por estas áreas e é importante se vacinar e esperar no mínimo 10 dias, o tempo necessário para estar imunizado e frequentar os parques sem risco de infecção”, explica o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.
A campanha de vacinação segue até 30 de maio. “As filas do início do ano desapareceram, porém é muito importante que as pessoas procurem as unidades para se imunizarem contra a febre amarela. Todos os postos de saúde da capital estão aplicando a dose”, afirma Wilson Pollara, secretário municipal de Saúde.