Interrompidas desde maio do ano passado, as obras de construção do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente nas dependências do Clube Escola Vila Alpina devem permanecer paradas por, pelo menos, mais 120 dias. A Secretaria Municipal de Serviços e Obras publicou no Diário Oficial do Munícipio, nos últimos dias 2 e 3, decretos que prorrogam a suspensão dos trabalhos até junho. Herdado da gestão de Fernando Haddad (PT), o enorme esqueleto de prédio continua sem prazo para ser concluído no governo de João Doria (PSDB).
Nos decretos, além do CEU Vila Prudente, estão incluídos também os CEUs Taipas e Pinheirinho D`Água, na zona norte, e Parque do Carmo, na zona leste. Segundo a publicação, é a quarta vez que a retomada das obras é suspensa desde em maio de 2017.
Além do desperdício de verba pública com a construção parada e exposta aos fatores climáticos, outro problema é que vários equipamentos do Clube Escola continuam fechados, como as piscinas e o ginásio poliesportivo. Para construção também foram destruídas as quadras, um campo de futebol e mais de 260 árvores foram arrancadas.
A Secretaria Municipal de Educação informou que “diante do montante de obras que estavam inacabadas e sem orçamento previsto no início de 2017, a atual gestão priorizou a retomada de obras de unidades de educação infantil”. Foi ressaltado que 26 obras foram reiniciadas, entre elas, quatro creches e uma pré-escola já inaugurada. O órgão esclareceu ainda que a gestão desenvolveu um plano para retomar as obras dos CEUs a partir deste ano.
Questionada sobre os equipamentos inutilizados do Clube Escola Vila Alpina, a Secretaria Municipal de Esportes informou que está realizando uma força tarefa, junto com a Prefeitura Regional de Vila Prudente, para realizar a manutenção do ginásio e do campo para que voltem a ser utilizados. Nada foi informado sobre as piscinas que passaram mais um verão sem atender a comunidade.