Estado promete trecho da Linha 15 para março

No último doa 20, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) fez a primeira viagem de inspeção entre as estações Oratório e Vila União da Linha 15-Prata do monotrilho e anunciou para o fim de março a entrega de cinco estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto, totalizando mais 6,5 km de via elevada do transporte até o final da avenida Anhaia Mello. As novas paradas serão abertas ao público no sistema de visita assistida, quando operam em horário reduzido e sem a cobrança de tarifa. O Metrô ainda não informou qual será o período de funcionamento e a data de abertura.

A Linha 15 está em operação desde agosto de 2014 no trecho de apenas 2,3 km entre as estações Vila Prudente e Oratório, mas o horário de funcionamento foi sendo ampliado gradativamente e somente em outubro de 2016 passou a operar das 4h40 à meia-noite, mesmo período da Linha 2-Verde com a qual faz integração.

“O monotrilho está praticamente pronto. Estamos fazendo os testes finais da via e as estações estão em fase de acabamento. A gente espera até o final de março, no máximo nos primeiros dias de abril, entregar as cinco novas estações. Embaixo, o paisagismo também está muito bonito e terá ciclovia em todo o trajeto. Já vemos a mudança no entorno, com novas lojas surgindo, novos investimentos imobiliários. Vai mudar toda essa região da Zona Leste, com transporte de alta capacidade e qualidade”, disse o governador.

Durante a coletiva para a imprensa na estação Vila União, Alckmin confirmou que a Linha 15 será concedida à iniciativa privada. “No mês que vem vamos lançar o edital, que fica 90 dias aberto. Esperamos abrir a proposta em junho e contratar o novo concessionário. Enquanto isso não ocorre, o próprio Metrô operará a linha”, explicou.

Além das cinco novas estações para março, de acordo com o cronograma do Metrô, está prevista para o final de maio a entrega das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, somando mais 3,6 km de via elevada. Quando a Linha 15 entrar em operação até São Mateus, a expectativa é atender 400 mil pessoas por dia.

Apesar da promessa do governo estadual de levar o monotrilho até Cidade Tiradentes, não existe previsão para o prolongamento já que o Metrô ainda depende da duplicação da avenida Ragueb Chohfi, obra que envolve a Prefeitura.

O trecho da Linha 15 entre a estação Vila Prudente do monotrilho e a estação Ipiranga da CPTM, projetado para desafogar a Linha 2, também está sem prazo para construção por falta de verba – assim como a própria expansão da Linha 2 para Guarulhos. “Estamos entregando as obras de Metrô e CPTM e também temos um conjunto de projetos, como esses prolongamentos, mas o objetivo é primeiro concluir essas obras em andamento. Mesmo com esse momento de dificuldade econômica que o Brasil atravessa, São Paulo continua investindo e só com recursos do Estado, não tem dinheiro da União”, afirmou o governador.

Alckmin, que deve ser candidato à Presidência, garantiu que não tem constrangimento de entregar estações muito atrasadas em ano eleitoral. “A intenção é sempre entregar o mais rápido possível. Entregamos estações (de outras linhas) no ano passado, vamos entregar neste e se eu me afastar do Governo em abril, ainda vai ficar muita estação para ser entregue, inclusive no ano que vem. Para alguém colher, alguém tem que plantar. Obra de metrô leva de cinco a seis anos, entre projetos, obter financiamentos e licenças, fazer editais, contratações, e fizemos tudo isso dentro da maior crise econômica do Brasil”, argumentou o governador ressaltando que o Estado está tocando simultaneamente as obras de seis linhas de metrô e monotrilho. (Kátia Leite)

Estação Vila União foi inspecionada pelo governador na manhã desta terça-feira, dia 20. Fotos: Ale Vianna
Párocos tomam posse com prestígio da comunidade
Padre Dervile Alonço retorna à Paróquia São Pedro do Jardim Independência

 

Várias paróquias da região estão em processo de mudança do padre titular. No último sábado, dia 17, às 16h, ocorreu a missa solene de posse do padre Fausto Marinho Carvalho Filho na Paróquia São José de Vila Zelina. No domingo, dia 18, às 18h, a solenidade foi na Paróquia São Pedro Apóstolo do Jardim Independência para o retorno do padre Dervile Alonço. Ambas as missas, como determina o rito, foram presididas pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Luiz Carlos Dias. Em comum também o fato das igrejas ficarem tomadas pela comunidade, pois os dois párocos têm importantes trajetórias na região.

São José e São Carlos Borromeu

O novo pároco da igreja na Vila Zelina, padre Fausto, era titular desde maio de 2009 da Paróquia São Carlos Borromeu de Vila Prudente, que concentra um dos maiores grupos de jovens da região. A cerimônia de posse dele na São José contou com a presença da vereadora Edir Sales. O padre Luiz Paulo de Souza, que era o pároco da igreja, pediu um ano de afastamento para descanso.

No lugar do padre Fausto na São Carlos assume o padre Arlindo Teles Alves, que estava na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Luciano, na Vila Ema. A missa de posse na Paróquia São Carlos, na rua do Oratório, 3712, está marcada para domingo, dia 25, às 18h30, com a presença do bispo Dom Luiz Carlos Dias.

Padre Fausto é o novo pároco da igreja na Vila Zelina

São Pedro

No Jardim Independência, padre Alonço já havia ocupado o cargo de pároco da São Pedro entre 2012 a 2015, quando fundou o Pólo Cultural Dom Luciano Mendes de Almeida , que acolhe 190 crianças e adolescentes. Desde a saída da São Pedro, o sacerdote ficou à frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes na Água Rasa. A sua posse no último domingo contou com as presenças da vereadora Juliana Cardoso, do ex-deputado Adriano Diogo e do presidente da Folha, Newton Zadra.

O pároco Mauro Domesi, que respondia pela São Pedro, foi transferido para a igreja Cristo Rei, no Tatuapé.

Santo Emídio

Neste domingo, dia 25, às 10h, também acontece a missa de posse do padre Luiz Antonio da Silva como pároco da igreja Santo Emídio. O padre Luiz é da Congregação dos Sagrados Corações (SS.CC.), que é responsável pela paróquia Santo Emídio desde a sua implantação em dezembro de 1939. A missa será presidida pelo bispo Dom Luiz Carlos Dias. (Kátia Leite)

Cadela resgatada pelos bombeiros precisa de um lar

No início desse mês, uma equipe do Posto Vila Prudente do Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência diferente. Eles resgataram uma cadela de oito meses que estava na margem do rio Tamanduateí. O salvamento chegou a ser transmitido ao vivo pelo programa “Cidade Alerta”, da Rede Record, quando o helicóptero de plantão do telejornal flagrou a cena. Desde então, os bombeiros têm assistido a cachorra, mas precisam de alguém que queira adotá-la. Ressaltam que ela é dócil, brincalhona e obediente.

“Foi uma ocorrência especial. Precisamos utilizar a técnica de rapel para resgatá-la, mas, como a cachorrinha é bastante mansa, assim que chegamos perto, ela já veio em nossa direção e a pegamos. Foi uma grande alegria”, explicou o sargento Paulo Sérgio que integrou a equipe de resgate.

Segundo o sargento, a cadela já foi vacinada, tem tomado banho com frequência e será castrada por veterinários que ofereceram o serviço de forma gratuita. No entanto, ela não poderá permanecer por mais tempo nas dependências do posto da corporação e se não for adotada nos próximos dias terá que ser encaminhada ao Centro de Controle de Zoonoses do município.

Os interessados em adotá-la podem entrar em contato com o posto de bombeiros de Vila Prudente pelo telefone: 5083-5004