Pouco antes da inauguração das estações Vila Prudente e Tamanduateí da Linha 2 – Verde, no segundo semestre de 2010, o Governo do Estado entregou novos trens para operarem no trecho, no entanto usuários frequentes afirmam que raramente os encontram nas viagens atuais.
“É bem fácil de identificar porque os trens da Linha 2 têm bancos verdes, além de outras características mais modernas, como o ar condicionado bem eficiente, porém embarco e desembarco na estação Vila Prudente de segunda a sexta para ir e voltar do trabalho e às vezes, também utilizo a linha aos finais de semana para passeio, e o que mais vejo são os trens com bancos azuis e até marrons”, destaca Ricardo Irata. Outra usuária, Sandra Merengoni, comenta que “os trens de outras linhas não são ruins, mas, agora com o verão, os da própria linha verde são confortáveis”.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ressaltou que as frotas de trem apresentam desempenho operacional semelhante e não são exclusivas de uma única linha. As composições podem ser realocadas em caso de necessidade operacional.
Ainda segundo o Metrô, na Linha Verde estão disponíveis 27 trens para a operação. Desse total, 82% são novos ou modernizados, equipados com ar condicionado, sistema de detecção de incêndio, mensagem sonora automática, iluminação mais eficiente, câmeras de monitoramento, mapa eletrônico de estações e freios ABS.
Sem pé nem cabeça o questionamento – e simplesmente patética a matéria.
Em primeiro lugar, as linhas 1,2 e 3 do Metrô têm frota inteiramente compatível entre si exatamente para possibilitar a troca.
Em segundo lugar, os trens “velhos” (Frota E) da Linha 2 rodam nesta linha desde 1999 – e sempre foram praticamente fixos nela, apesar de às vezes operarem em outras.
São estes os trens sem ar condicionado – que sempre foram dessa linha, ou assim pode-se dizer.
Além disso, por muito tempo foi comum ver a linha verde recebendo reforço dos trens da Frota A, que operavam predominantemente na Linha 1 (Azul).
A Frota G, entregue entre 2009 e 2011 foi propagandeada na época como “trem da linha verde”, mas hoje opera em lugares onde a lotação é maior, como na Linha 3 (vermelha), somente por conta das portas mais largas, que permitem maior fluxo no embarque e desembarque.
As frotas mais comuns na Linha 2 hoje são a I e a J, ambas versões totalmente reformadas e revisadas da antiga frota A. Ambos têm ar condicionado e todos os itens de conforto do Frota G – sendo a única diferença perceptível a menor largura das portas. Teoricamente, apesar da estrutura herdada da antiga Frota A, de 1974, todos os demais itens das frotas I e J são da época da modernização, que começou em 2012.
Ou seja, não só são trens praticamente iguais aos outros, COMO SÃO MAIS NOVOS.
Concordo que os Frota E são quentes e barulhentos, e sei que não há previsão de modernizá-los. Contudo, vejam como o jornal é simplesmente incapaz de chegar à formulação do problema. É assim que querem ser levados à sério? É desanimadora a desinformação que esse veículo lamentavelmente propaga.