No final da semana passada, o prefeito João Doria demitiu o secretário-adjunto das Prefeituras Regionais, Fabio Lepique, que até então era o braço forte do vice-prefeito Bruno Covas. Todos são do quadro do PSDB. Na última quarta-feira, dia 1º, em coletiva na sede da Prefeitura, Doria também anunciou a saída de Covas da Secretaria das Prefeituras Regionais para assumir a nova Secretaria da Casa Civil.
Uma das causas apontadas para a demissão do secretário-adjunto são as críticas relacionadas à zeladoria da cidade, área que passou a ser responsabilidade direta de Lepique com as ausências de Doria e Covas. O vice-prefeito voltou na semana passada de uma viagem de 11 dias à França e Doria estava em Maceió no dia que estourou a notícia da demissão de Lepique.
Recente pesquisa feita pelo Datafolha, mostrou queda de nove pontos na aprovação do governo Doria por insatisfação dos munícipes com os serviços de zeladoria, além das constantes viagens do prefeito.
Outro ponto que pode ter pesado para a queda de Lepique seriam os atritos que ele teve com secretários de confiança de Doria.
Em um vídeo postado em rede social, Lepique tentou passar naturalidade e até brincou com a demissão, mas deixou claro que a saída da Prefeitura foi contra a sua vontade. Ele agradeceu o vice Bruno Covas e fez várias referências honrosas ao governador Geraldo Alckmin – com quem Doria também já criou mal estar por conta da eleição presidencial em 2018.
Lepique ressaltou os avanços que conseguiu na Secretaria ao longo de quase um ano de trabalho e avisou que o ano que vem deve ser muito melhor por conta da questão orçamentária e porque conseguiram liberar as atas dos registros de preços dos serviços de zeladoria que estavam no Tribunal de Contas do município. Ainda de acordo com ele, no fim de 2017 será entregue o novo sistema de gestão de vários serviços de zeladoria monitorados em tempo real através de equipes com chips. Por fim, Lepique mencionou que o prefeito ofereceu para ele continuar em outra função no governo municipal, mas ele declinou.
Lepique é morador da Mooca e participou ativamente da escolha dos prefeitos regionais desde o final do ano passado. Resta saber se a sua saída pode afetar as Prefeituras Regionais Mooca e Vila Prudente, nesta última o novo regional, Guilherme Brito, está há apenas dois meses no cargo e é amigo de longa data do ex-secretário.