
Desde dezembro de 2015, quando a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) resolveu dar a largada para as obras do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente nas dependências do Clube Escola Vila Alpina, a tradicional unidade esportiva da região foi fechada. Fundado em 1969, com o nome de Centro Educacional e Esportivo Arthur Friedenreich, a importância do local para a comunidade pode ser medida pelo fato de que, após vários pedidos, os usuários conseguiram manter abertos, ao menos, um dos campos de futebol e a pista de caminhada. Outro exemplo da necessidade deste espaço é que desde a reabertura, a população vem se organizando para manter a área, a exemplo do que propõe o atual governo de João Doria (PSDB), com o programa “Faça o Seu Bairro Lindo”. Neste sábado, dia 8, acontece um mutirão voluntário na área (leia mais abaixo).
A atual gestão herdou um grande problema do governo petista. A promessa de Haddad era entregar o CEU no final de 2016 e o Clube Escola seria totalmente revitalizado para integrar o novo equipamento educacional. Além de não cumprir o cronograma, o ex-prefeito terminou seu mandato largando mais da metade da construção para João Doria concluir. No entanto, o atual governo alega que a administração anterior não deixou o mais importante: recursos para a execução dos CEUs e os trabalhos no local estão parados. As máquinas utilizadas na construção e os operários já não são mais vistos no canteiro de obras. Na região, o Clube Escola Tatuapé está na mesma situação.
Para tocar os trabalhos, a gestão passada destruiu um dos campos de futebol que agora acumula montanhas de terra ao invés da grama sintética anunciada pelo governo anterior; o grande ginásio poliesportivo, o único público da Vila Prudente, também foi fechado; as três piscinas passaram o verão vazias, quadras de tênis e basquete também sumiram em meio as obras e mais de 20 atividades esportivas gratuitas voltadas à comunidade seguem canceladas.
“Esse espaço sempre foi bastante utilizado e, com a interdição, as pessoas perderam inúmeras atividades. Além de futebol, os frequentadores tinham aulas de ginástica, vôlei, basquete, karatê, dança, yoga e várias outras coisas”, comenta o aposentado Gilberto Viana, que ajuda voluntariamente o equipamento. “Cerca de 10 times jogam aqui atualmente e fazem uma ‘vaquinha’ para manter o campo em ordem”, completou.
Comunidade organiza mutirão
Um grupo de moradores da região e frequentadores do Clube Escola Vila Alpina criaram há dois meses a Associação Desportiva dos Corredores de Rua de São Paulo (ADCRESP) e um dos intuitos é realizar melhorias na unidade esportiva. A primeira ação do grupo está marcada para acontecer amanhã, a partir das 8h.
Segundo o presidente da Associação, Wesley Vasconcelos, a ideia é reunir pessoas para realizar limpeza, capinação e pintura de alguns equipamentos. “Conseguimos uma autorização da Prefeitura e faremos a nossa parte. A intenção é dar uma cara nova ao clube e começarmos a utilizar alguns espaços com atividades, como aulas de corrida, futebol, ginástica, entre outras coisas”, afirma. “Agora, com a formalização da Associação, começaremos a procurar os órgãos responsáveis para que o Clube Escola volte a ter a utilidade de alguns anos atrás”, completa Vasconcelos. (Gerson Rodrigues)

Colocar a culpa no prefeito anterior é fácil, vamos ver até quando o atual prefeito vai utilizar desse argumento para justificar sua incompetência!
Fui lá para me inscrever para jogar tênis, me deparei com aquela construção parada, as quadras todas fechadas até sumiram, fiquei muito triste e decepcionada, porque já não temos nada deste tipo ai no bairro, a única que tinha destruíram! Muito triste e incorfomafa!
Pelo amor de Deus: levei um ano para me arrepender do voto ao prefeito anterior. Amargamente, levei só 4 meses para me arrepender de ter ajudado a eleger esse novo que não serve para nada, só sabe enrolar. Essa cidade não sabe votar e eu não soube votar. Ah, quanto arrependimento! Impeachment para prefeito existe??? Pelo amor de Deus, tira esse cara da prefeitura.