Em exercício no cargo de prefeito, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), sancionou na última quarta-feira, dia 17, o Projeto de Lei de 2013, de autoria da vereadora Edir Sales (PSD), que institui o Parque Verde do São Lucas em parte do terreno da antiga fábrica da Linhas Corrente, no Jardim Independência. A aprovação foi publicada hoje do Diário Oficial do Município.
A lei estabelece que o parque seja implantado no espaço de 90 mil m² entre a avenida do Oratório, rua General Irulegui Cunha, rua Ribeirópolis, avenida Secondino, rua Antonio Rodrigues dos Ouros e rua Carlos Censi. Na outra metade da área foi construído o pátio dos trens do monotrilho pelo Governo do Estado.
No decreto consta também que no local poderão ser desenvolvidas atividades temáticas relacionadas à cultura, educação ambiental e preservação do meio ambiente.
A criação do parque é uma antiga reivindicação da comunidade. Em setembro de 2013 cerca de 500 pessoas realizaram um abraço simbólico em parte do terreno para chamar a atenção das autoridades. “Agora é lei, estamos mudando a realidade do bairro que hoje está entre os que apresentam menores índices de áreas verdes da capital, além de incentivar o esporte e lazer dos moradores. A nossa luta, que começou com o abraço no parque em 2013, reuniu muitas pessoas que hoje fazem parte dessa vitória”, afirmou a vereadora.
Para o tão sonhado parque sair do papel é necessário que a Prefeitura desaproprie a área que pertence ao Grupo Zaffari, do Rio Grande do Sul, que no passado demonstrou vontade de erguer um shopping center e um hipermercado no local.