Escola municipal para surdos é reformada na Mooca

Três dias depois de participar do programa Calçada Nova em Vila Prudente, o prefeito João Doria (PSDB) voltou à região. Nesta manhã esteve na Mooca para entregar as obras de reforma da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Professora Neusa Basseto, que fica no complexo da Prefeitura Regional na rua Taquari, 549. Ele estava acompanhado do vice-prefeito Bruno Covas e dos secretários Alexandre Schneider (Educação) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), além do prefeito regional da Mooca, Paulo Sergio Criscuolo.

A obra começou no final de fevereiro, após Doria realizar uma visita surpresa na escola. “Estive nessa unidade e descobri vários problemas estruturais. Em algumas salas havia goteiras por causa de falhas no telhado decorrentes de um assalto ocorrido há cerca de quatro anos. No dia seguinte entrei em contato com o proprietário da construtora Setim, que é meu amigo, expliquei a situação e pedi ajuda porque a Prefeitura não possuía recursos para fazer as melhorias. De imediato meu apelo foi aceito e a obra aconteceu. A empresa gastou cerca de R$ 500 mil e terminou o serviço em 40 dias”, explicou Doria. O telhado foi consertado, as salas de aula pintadas, um jardim interno foi revitalizado, assim como a quadra de esportes.

“Recebi um telefonema do prefeito em um sábado de manhã, na segunda-feira um engenheiro da empresa veio avaliar as necessidades da escola e me posicionou que era preciso fazer muito mais do que Doria havia nos pedido. Mas, ao conhecer o propósito da unidade, abraçamos a causa e resolvemos tocar a obra. Não há valor que pague a alegria dessas crianças e jovens atendidos pela unidade”, declarou Antonio Setim, proprietário da empresa responsável pelos serviços. (Gerson Rodrigues)

Doria conclui reforma de calçada na Vila Prudente

prefeito João Doria (PSDB) esteve na Vila Prudente na manhã do domingo, dia 2, para participar do Programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas. Assim como fez em outros pontos da cidade, o prefeito colocou a mão na massa e ajudou a concluir o alargamento do passeio de um dos lados da rua Itamumbuca, antiga reivindicação local. Em alguns trechos a calçada da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Prudente tinha apenas 30 centímetros, o que inviabilizava a passagem de pedestres. Doria também plantou uma muda de Ipe amarelo na via e dedicou ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no domingo. Na sequencia, visitou o Círculo de Trabalhadores Cristãos .

“Todos os domingos, sem exceção, estamos promovendo esses mutirões pelos bairros de São Paulo, para fazer uma cidade melhor, mais acessível e mais limpa”, explicou Doria que contou com a ajuda do vice-prefeito Bruno Covas, dos vereadores Edir Sales (PSD) e Gilson Barreto (PSDB) e do prefeito regional de Vila Prudente, Jorge Farid, entre outros que auxiliaram a remover entulhos, pegaram na enxada para espalhar o concreto e depois finalizaram a concretagem.

A falta de passeio da rua Itamumbuca era um dos problemas mais antigos da Vila Prudente. Além do ponto que era o mais crítico pertencer justamente à unidade de saúde da Prefeitura, a via é muito movimentado porque serve de ligação entre o centro do bairro e a estação de metrô.  A obra para adequação foi possível através da ação conjunta da Prefeitura Regional de Vila Prudente e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O órgão de trânsito alterou a sinalização viária, proibindo o estacionamento em parte do lado direito da rua, próximo ao cruzamento com a praça do Centenário. E a Coordenação de Obras da prefeitura local iniciou a reforma de 60 metros lineares da calçada do lado oposto. O trecho onde era mais estreita passou a ter 1,30 metro e em outros pontos a ampliação da largura chega a 2,40 metros.

“Ficou uma maravilha agora. Não vou mais precisar andar entre os carros e ônibus. Demoraram tantos anos para fazer essa reforma que o governo do Doria fez em poucos dias. Agora precisa consertar do outro lado também, onde o muro do prédio pega quase toda a calçada”, ressalta o aposentado João Antônio Pacheco, uma das muitas pessoas que estiveram na rua Itamumbuca no domingo para ver o prefeito e quem sabe, conseguir uma disputada foto ao lado dele. (Kátia Leite)

Mutirão para remover entulhos da calçada da rua Itamumbuca

 

População compareceu em grande número para acompanhar os trabalhos