Implantado para organizar o trânsito e proporcionar mais segurança, o semáforo da avenida Zelina com a rua Rio do Peixe não é respeitado por diversos motoristas que avançam no sinal vermelho, colocando em risco pedestres e outros condutores. Comerciantes e moradores das proximidades também criticam a falta de fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
“É muito perigoso o que tem ocorrido por aqui. Motoristas simplesmente ignoram o farol e passam no vermelho, inclusive condutores de ônibus que deveriam ter ainda mais prudência”, conta o comerciante instalado no trecho, Marcos de Lucca.
Para outro lojista local, Armando de Assis, a localização dos equipamentos semafóricos deveria ser revista. “Os faróis de ambos os sentidos ficam muito distantes de onde o veículo deve parar. Muitos motoristas que não conhecem a via, não percebem que existem os semáforos e são pegos de surpresa. Vejo que alguns ainda tentam parar no meio do cruzamento quando percebem o farol, mas acabam avançando”, conta.
Questionada pela FolhaVP, a CET informou que a fiscalização na Vila Zelina será intensificada com o intuito de coibir eventuais desrespeitos às regras de circulação previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Foi destacado ainda que a população pode solicitar fiscalizações ligando gratuitamente para o telefone 1188, que atende 24 horas por dia. (Gerson Rodrigues)
Tem mesmo que fiscalizar e muito na Vila Zelina. Por exemplo, a ilha situada na Avenida Zelina X Tamuanas – tema de matéria da Folha há exatos cinco anos, ver link abaixo – é um ponto proibido onde historicamente se estaciona a torto e a direito e não tem Cristo que faça a CET multar estes vagabundos; além da mesma não ser reformada, pois os tachões misteriosamente desaparecem, o que curiosamente favorece a ação dos motoristas meliantes.
Também tem o estranho caso do desaparecimento da placa de “Proibido Estacionar”, que ficava na esquina da Rua Inácio com Pça Rep Lituana, no trecho lateral à igreja de Vila Zelina, altura do numero 656, e que não está mais lá.
Outro local que merece destaque em termos criminais é o numero 749 da Avenida Zelina, onde também é proibido o estacionamento, mas os vilazelinenses não ligam para bobagens como leis.
A própria praça é um manancial de crimes de trânsito e quando colocaram uma base móvel da PM a pedido da comunidade, e os policiais começaram a fazer sua obrigação – ou seja, multar os marginais motorizados – rapidamente a mesma comunidade reclamou, chiou e, por fim, a base desapareceu do pedaço. Os vilazelinenses preferem enfrentar a bandidagem em vez de cumprir as leis de trânsito.
Isso mesmo, CET, venha mesmo fiscalizar.
http://www.folhavp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=920:apesar-de-proibido-estacionamento-em-ilhas-e-comum-&catid=46:acontece-na-regiao&Itemid=125