Implantado para organizar o trânsito e proporcionar mais segurança, o semáforo da avenida Zelina com a rua Rio do Peixe não é respeitado por diversos motoristas que avançam no sinal vermelho, colocando em risco pedestres e outros condutores. Comerciantes e moradores das proximidades também criticam a falta de fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
“É muito perigoso o que tem ocorrido por aqui. Motoristas simplesmente ignoram o farol e passam no vermelho, inclusive condutores de ônibus que deveriam ter ainda mais prudência”, conta o comerciante instalado no trecho, Marcos de Lucca.
Para outro lojista local, Armando de Assis, a localização dos equipamentos semafóricos deveria ser revista. “Os faróis de ambos os sentidos ficam muito distantes de onde o veículo deve parar. Muitos motoristas que não conhecem a via, não percebem que existem os semáforos e são pegos de surpresa. Vejo que alguns ainda tentam parar no meio do cruzamento quando percebem o farol, mas acabam avançando”, conta.
Questionada pela FolhaVP, a CET informou que a fiscalização na Vila Zelina será intensificada com o intuito de coibir eventuais desrespeitos às regras de circulação previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Foi destacado ainda que a população pode solicitar fiscalizações ligando gratuitamente para o telefone 1188, que atende 24 horas por dia. (Gerson Rodrigues)