Sem aviso prévio, a rede norte-americana Walmart aproveitou a virada de ano para iniciar o fechamento de dezenas de unidades em vários estados brasileiros. Entre elas, a loja instalada no Central Plaza Shopping, em Vila Prudente, cuja atividade foi encerrada às pressas no dia 30 de dezembro, pegando muitos clientes de surpresa.
O Walmart entrou em operação no imóvel do Central Plaza antes mesmo da inauguração do shopping em 1999. A notícia do fechamento do hipermercado veio à tona apenas no dia 29 e no seguinte, muitos clientes foram ao local em busca de ofertas. Para evitar tumultos, como chegou a ocorrer em outras lojas que estavam sendo encerradas, a unidade Vila Prudente fechou antes do horário previsto. Nos dias que se seguiram muitas pessoas ainda se dirigiam ao local para fazer compras e se deparavam com as portas fechadas.
“Como cliente fidelizada do Walmart há mais de 15 anos, me senti desrespeitada com a forma como tudo ocorreu. Ainda sem saber do fechamento, fui ao shopping na manhã da segunda-feira (dia 4) e fiquei impactada com a loja fechada. Fiquei por cerca de 30 minutos no local e vi a cara de decepção de outros clientes que chegavam”, conta Andrea Moreira. Ela também ficou indignada com a situação dos lojistas que sublocavam o espaço do Walmart, entre eles, uma farmácia, um pet shop e uma lavanderia. “Parece que também foram avisados que teriam que encerrar suas atividades de um dia para o outro. Foi um grande desrespeito dessa empresa com toda a comunidade do entorno”, ressalta Andrea.
A administração do Central Plaza Shopping confirmou que o Walmart fechou repentinamente. Sobre os lojistas que tinham seus comércios na área do hipermercado foi informado que estão conversando para uma possível realocação dentro do empreendimento.
A rede Walmart é a terceira maior de varejo de alimentos do país – atrás apenas das francesas Carrefour e Pão de Açúcar. Em nota à imprensa, a empresa não confirmou o número de unidades que serão fechadas e salientou que os funcionários tiveram a opção de aceitar a transferência para outras unidades. A empresa relacionou o enxugamento da operação ao “ambiente econômico do país”.
Esse Walmart era bom nos primeiros anos de funcionamento, mas com o decorrer do tempo, a qualidade foi caindo muito, tanto que de uns 5 anos p/ cá, esse hipermercado vivia as moscas.
Mas o local em si, tinha/tem muito potencial, pois fica dentro do shopping Central Plaza, que vive cheio de clientes, mesmo nesse tempo de crise no comércio. Ainda tem o público rotativo, usuários das estações do metrô e da CPTM.
Com certeza, o Central conseguirá locar o espaço a outra grande rede de supermercados.