Na próxima segunda-feira, dia 10, o Metrô inicia a operação comercial da Linha 15 – Prata do monotrilho. Os trens passam a operar diariamente das 7 às 19h no trecho de 2,9 km entre as estações Oratório e Vila Prudente. Em função da mudança, não haverá visita controlada na linha a partir desta quarta-feira, dia 5.
A tarifa será a mesma da rede de transportes sobre trilhos: R$ 3,50. A Linha 15 permite integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente.
O Metrô não informou quando haverá nova expansão do horário para diminuir a diferença em relação à Linha 2 que funciona das 4h40 à 0h07 de domingo a sexta e das 4h40 à 1h aos sábados. Na nota divulgada consta apenas que “por ser um sistema de transporte inédito em São Paulo, o monotrilho da Linha 15 terá seu horário de funcionamento ampliado gradativamente”. Foi ressaltado ainda que durante os horários em que estiver fechado ao público, continuarão os protocolos de testes dos equipamentos, sistemas e trens.
Desde março havia a promessa do Governo do Estado de ampliar o horário de funcionamento do monotrilho. Na ocasião, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou que a mudança ocorreria no fim de abril, quando também começaria a cobrança de tarifa. No entanto, o sistema ficou operando por apenas cinco horas diárias até a última terça-feira, dia 4. As estações Oratório e Vila Prudente foram parcialmente abertas ao público em 30 de agosto do ano passado, inicialmente somente aos sábados e domingos.
Primeiro monotrilho do Brasil, a Linha 15 está projetada para ser o modal de maior capacidade do mundo, podendo transportar até 48 mil pessoas por hora/sentido. Os trens trafegam a 15 metros de altura e têm operação totalmente automática – não há maquinistas. A promessa é ligar o Ipiranga (a partir da estação da CPTM) até Cidade Tiradentes, mas o Metrô não divulga prazos para inaugurar as próximas estações.
Leia também:
É, depois de 5 anos de espera, se fosse pra depender dessa porcaria, teríamos que viver a vida das 7 as 19…
Esta obra e uma vergonha olha o transtorno que fez na região , quanto tempo para inaugurar um trecho pequeno , após as 7:00 hrs
So neste pais mesmo que o politico faz isso e se acha certo
O metro é financiado pelo banco mundial.
Eu nunca vi na história desse país empresa não querer entregar obra que já tem o dinheiro destinado …
Quero acreditar na incompetência destes engenheiros, que não sabem em lugares baixos que são chamados de vale tem rios correndo ( caso anhaia mello).Ai eles esquecem de colocar no projeto e a empresa ganhadora não quer fazer pq ela, inocente, não sabia do rio que corria lá.
Tem que ensinar para os engenheiros e geográfos brasileiros do consórcio que em vales e lugares baixos correm rios.Se contar isso para um engenheiro chines eles darão risadas até construirem mais 2000 km de metrô na malha atual q já está em torno de 1800 km, obs. eles começaram a fazer esse metro em 1993.
Engraçado a mídia e jornais famosos não falarem de uma obra de mobilidade urbana tão indispensável e financiada por banco internacional …
Será q se falarem dessa obras e todas as outras que atrasam o politico não anunciará na época de eleição nessas mídias????
Será se falarem toda semana todo dia o dinheiro do financiamento privado não vai chegar nessas mídias???
Financiamento publico de campanha
E quando ficarão prontas as próximas estações? Obra ridícula, prometeram para antes da Copa. Nem na época das Olimpíadas isso ficará pronto… É muita sacanagem com a população…
Obra começou em 2010 e ela incompetência do engenheiro e geógrafo que não lê cartas cartográficas de SP eu calculo 15 anos pois são 15 estações, 10 anos para resolver o problema do rio e 5 anos de obras para conclusão, aposto com quem quiser.
To jogando a culpa no engenheiro e geógrafo, pois a obra tem financiamento do banco mundial garantido, porém quem fez a análise esqueceu de detalhes da obra, obs. quero acreditar que seja isso rsrsrs
Só pegar a estatística de entrega de transporte sobre trilhos linha amarela em obras desde 2004 são 11 anos e não está acabada.
O responsável pelo metro disse em nota que foi dividido em duas fases, quando é para levar o metro para periferia eles demoram as estações morumbi e vila sonia só lá pra 2018 alguém acredita?
O mais engraçado pra financiar campanha de político aparece um milhão de empresas e arrecadando quase um bilhão, e para investir transporte sobre trilhos, recolher resíduos recicláveis e que tem retorno sobre investimento garantido financeiro e social para todos não aparece um real e quando aparece demora 30 anos …
Financiamento publico de campanha já …
Do jeito que está indo, a previsão é de a cada dois anos inaugura uma estação. Pobre população da cidade tiradentes as crianças de hoje serão avós.
Certeza de que no ano que vem, ano de eleição, entregarão mais alguma coisa, só para se mostrar à população. Podem anotar… Depois, em 2018, entregarão mais algumas estações, para tentar ganhar as eleições para governador…
Metro: Não tem prazo para monotrilho.
Eu não consigo achar um rio em são paulo só esgotos, ficaria mais ridículo ainda se a obra foi parada por causa de um “rio esgoto”.
Deve ser um esgoto com água contaminada e o pessoal chama se rio, mal contada essa história.
Cade o prazo do desvio do “rio esgoto” córrego mooca na avenida Prof luis Anhaia Mello? Quando inicia-se as obras da linha 15 Prata?
Mandem perguntas
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/fale.php
Vamos lançar uma campanha
Não quero “rio esgoto”, quero metro !!! O prazo já acabou
Será que alguns vereadores apoiam???
Tem uma pergunta, que seria bom se a população tivesse resposta: quando ficará pronto o terminal Vila Prudente? Está em obras há muito tempo, e ninguém passa um prazo para conclusão. É uma obra da prefeitura? É uma obra do Governo? Quem é o responsável?? Cadê os vereadores da região para cobrar a conclusão dessa obra e informar a população???
vereadores da região?????? que piada Sr.Renato!!!!…..só aparecem pedindo votos na próxima eleição ou Não????
Não sou engenheiro nem defensor de nenhum politico, mas tenho acompanhado as obras do monotrilho desde o inicio, e observo que se não fosse o problema do do “rio esgoto” da Av.de nome esquisito (Anhaia), o monotrilho encontra-se praticamente pronto até o terminal São Matheus, com suas colunas e trilhos prontos, acredito eu que quanto terminarem as estações, serão necessários somente botarem os vagões para circulação, pois a parte maior já esta pronta……e aguardar para ver!!!…..então parem de criticar….o com o metrô foi a mesma coisa…demorou mas ficou pronto e funcionando muito bem diga-se de passagem.