Desde o final da semana passada está em vigor oficialmente a nova ciclovia de 2,1 km entre a rua Ibitirama e a avenida Francisco Falconi, passando pelas ruas Professor Gustavo Pires de Andrade, Pinheiro Guimarães e Mário Augusto do Carmo, que cortam os bairros de Vila Prudente, Vila Zelina e Jardim Avelino. Além de trechos repletos de buracos, rachaduras e depressões para os ciclistas – tudo pintado de vermelho; há pontos mal planejados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que já provocaram até colisões de trânsito.
O trecho mais crítico é na avenida Francisco Falconi, sentido bairro, na esquina com a rua Mário Augusto do Carmo. “Os motoristas que trafegam por aqui simplesmente perdem metade de uma faixa de rolamento e são obrigados a invadir a pista do lado para não atingirem o balizador instalado na ciclovia. Já presenciei várias colisões desde que a ciclofaixa foi implantada. Essa situação mostra a falta de planejamento da CET”, conta o funcionário de um supermercado que fica em frente ao ponto crítico, Cláudio Francisco da Silva. Além das colisões, o balizador colocado no ponto está com várias marcas de que também é atingido pelos veículos.
A moradora do Jardim Avelino, Cris Moino Fonseca, também está preocupada com o trecho em curva que não oferece boa visibilidade. “Na terça-feira (dia 19) quando estava saindo do supermercado na Francisco Falconi vi uma motorista quase atingir um ciclista enquanto tentava tirar o carro do estacionamento. Ela é culpada? Claro que não. A minha pergunta é: ciclovia não é para proteger os ciclistas do trânsito? Então porque coloca-las no meio do tráfego, ou na saída de estacionamento?”, questiona.
Outro ponto perigoso é na esquina da rua Gustavo Pires de Andrade com a avenida Zelina. “O motorista que desce a via se atrapalha bastante para acessar o final da avenida Zelina e seguir pela rua Ibitirama. Além da pista afunilar, é preciso ficar sobre a ciclovia ou sobre a faixa de pedestre para conseguir entrar na avenida. Se ficar parado antes destas sinalizações não consegue entrar na Zelina”, conta o funcionário de um posto de gasolina localizado na esquina crítica.
CET faz vistoria técnica
Na manhã da terça-feira, dia 19, equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), acompanhada da nova subprefeita de Vila Prudente, Sandra Elena dos Santos, fez vistoria técnica nas vias que receberem a nova ciclovia. A visita aconteceu a pedido dos moradores da região, que não concordam com a escolha da CET, e foi intermediada pela vereadora Edir Sales (PSD).
A intenção da vistoria foi avaliar os efeitos da nova rota e os locais mais críticos apontados pelos representantes da comunidade (leia matéria acima). “Conseguimos mostrar os problemas que essa ciclovia tem causado aos moradores e as falhas de implantação, como os buracos e pontos inseguros”, explica o morador da rua Mário Augusto do Carmo, Cleber Hamilton D’angelo, que tem colhido assinaturas de pessoas que discordam das novas ciclofaixas na região. Estamos passando o abaixo- assinado em casas, prédios e comércios da redondeza para depois entregarmos à Prefeitura como forma de manifestação contrária ao que tem sido feito sem qualquer tipo de consulta prévia”, completa.
De acordo com D’angelo, os técnicos da CET ficaram de estudar o que foi apontado, mas, não deram prazo para resposta.
Ciclofaixa na Dr. Francisco Mesquita
Nesta semana, a CET deu continuidade à nova ciclovia na avenida Doutor Francisco Mesquita, na altura do Central Plaza Shopping, em Vila Prudente. Para “desviar” da tubulação na calçada, onde o novo trecho começa, a pintura vermelha foi desviada para uma faixa de rolamento da avenida.
Por enquanto, a pista para ciclistas passa pela avenida (ambos os sentidos) entre as ruas Ibitirama e Patriarca, pela rua Guamiranga entre a rua Vemag e estação Tamanduateí da CPTM e rua Vemag entre a rua Guamiranga e avenida Doutor Francisco Mesquita.
O trecho crítico fica na altura da rua Patriarca, quando a ciclofaixa sai da calçada e começa no lado esquerdo da avenida no sentido ABC. Nesse local a via precisou sofrer intervenção nas faixas de rolamento, que foram estreitadas. Nesse ponto, a rota, além de ser estreita, deixa o ciclista muito próximo aos carros, que passam em alta velocidade, apesar do limite de velocidade de 60 km.
Passo todos os dias na Rua Mario Augusto do Carmo, além de mal iluminada ficou perigosíssima, meu carro quase foi atingido por um ônibus, porque tive que quase invadir a contramão em uma curva, pois as faixas ficaram muitos justas. Alguns sinalizadores estão marcados, provavelmente alguém já raspou o carro neles. O cruzamento da Rua Ibitirama com a Av. Zelina ficou perigosíssimo, porque a ciclo faixa foi implantada em uma curva perigosa e em frente ao estacionamento de um supermercado. O que esta acontecendo na região é abuso de autoridade do Prefeito, uma vez que a população não foi consultada. Onde esta a democracia???
Moro na região há muito tempo e sou também afetado por estas incursões sem consulta prévia à comunidade portanto tenho 4 perguntas onde gostaria de pedir ao nobre colunista deste jornal para o mesmo tentar buscar suas respostas objetivamente, aí vão elas : Pergunta I) Na publicação relacionada ao tema em epígrafe foi mencionado de que a Vereadora(“só tem um vereador na nossa região ? já votamos distritalmente ?” ) solicitou ao Prefeito “PARAR” com as pinturas das ciclo-faixas e vias. Entendi de que a solicitação da comunidade através do abaixo – assinado entendo foi não para parar a pintura mas para revisar o que foi feito, isto é, RETIRAR a pintura , não foi ? Pergunta II) Os partidos PSD (partido da vereadora) & PT entendo que são partidos coligados, será que a parlamentar bateria de frente com o prefeito ? Pergunta III) Po quê neste abaixo assinado pediram-me para colocar data de nascimento, e-mail, endereço ? Será que poderei receber no futuro correspondências/propagandas não solicitadas e/ou não autorizadas por mim em vésperas de eleição ? Pergunta IV) Quando saberemos se o que assinamos deu o resultado desejado ?
absurdo! fora q todas as vias estão com limite de 50km….esse trecho da av estado, anhaia melo….vc vem a 60km depois muda pra 50km…não da pra andar de carro assim….mais rapido ir andando….o q esse haddad ta fazendo com são paulo…faz essa porqueira pra depois falar q a gestão dele fez centenas de km de ciclovias…engraçado q onde ele mora no bairro do paraiso…não tem nenhuma ciclovia….picareta mesmo…!
tem que reduzir para 40km/h menos riscos de acidentes de transito; nunca vi um onibus andar acima de 44km/h
e a gestão do haddad está sendo a melhor nesses ultimos 20 anos.
Qual o público leitor desse jornal? Somente pessoas que andam de carro nessa cidade?
Abro a página principal do site e me deparo com 3 matérias sobre ciclofaixa. Será que realmente não tem assunto mais importante para debater sobre a região (segurança, falta de entretenimento, transporte público decente, FALTA D’ÁGUA). Esse tipo de jornalismo preguiçoso e partidário já não funciona mais. A não ser para gente que não vive a realidade de uma metrópole.
Ultimamente a melhor utilidade desse jornal está sendo recolher as fezes de meus cachorros.
Boa tarde Sr. Adriano, atendemos todos os públicos conforme pode constatar pelas recentes matérias abaixo:
Linhas de ônibus intermunicipais desativadas provocam reclamações
Monotrilho não serve nem como atração turística
Estado não divulga novo prazo para ampliar horário do monotrilho
Obras sem fim do monotrilho tumultuam a vida de pedestres na Vila Prudente
Desativação de linhas de ônibus na região revolta usuários
Minha sugestão para os futuros “candidatos a Prefeitura SP”, aquele que se candidatar e fazer a promessa que vai desfazer tudo isso, leia-se “ciclovias”, ira ganhar de goleada….esperemos para ver……….
Eu voto no cara que prometer contratar 10 mil amarelinhos para a CET e obrigar de verdade os proprietários de calçadas ilegais – regra na Vila Zelina – a legalizarem, do próprio bolso, essas calçadas. De quebra, fechar estabelecimentos ( por exemplo, bares incensados ) que teimam em usurpar as calçadas. Se ninguém com esse tipo de culhão se apresentar, então voto nesse que tá aí mesmo, já que pelo menos ele tá irritando um monte de gente, e isso é muito bom.
é, afinal só quem tem carro tem direito de transitar né Carlos.
tem é que aumentar ainda mais o numero de ciclofaixas, e de faixas exclusivas de onibus, só assim para melhorar o transito em São Paulo; a atividade fisica (no caso da bicicleta) deve ser incentivada, e não combatida.
retirar todas as mudanças, todos os avanços feitos pela prefeitura atual, que foi uma das unicas à realmente trazer mudanças para são Paulo é burrice, e jogar dinheiro publico fora.
e não vai ganhar de goleada, felizmente a elite só é numeroza na internet, fora dela é o trabalhador de classe baixa, e média que é maioria, e que se beneficia dessas intervenções em prol da mobilidade urbana.
Pessoal a única coisa que nos resta é contar os dias para esse prefeito sair e rezar para a dilma sair também , o cara acabou com a Anhaia mello , a faixa de ônibus nem o ônibus consegue andar nela de tanto buraco , ou seja , e so uma forma de aumentar o numero de multas , esta ciclofaixa são uma vergonha mal feita , mal planejada um lixo
Te entendo: desde 94 eu torço pro PSDB trensaleiro abandonar o poder em SP, mas o povo daqui insiste em avalizar a incompetência e a roubalheira deles. Ainda bem que o resto do Brasil vota certo.
Entendo que quem está acabando com o transito na anhaia mello seja o Metro, obra do governo, será que aquela parte é a prefeitura que está fazendo o metro? a ciclovia que tem ali ninguem reclama, pq será?
Pra quem disse que não viu nenhum ciclista nesta ciclovias, basta acordar cedo, por volta das 6h00, ou por volta das 20h30 de terça-feira ou quinta-feira que me verão nas ciclovias da região. A rota foi muito bem pensada e planejada. Pra que usa os buracos como desculpa, vamos usar o mesmo argumento e retirar o asfalto das ruas e volta a terra e ao barro.
E você acha certo tirar o direito de centenas de pessoas só pra VOCÊ andar de bicicleta, com um parque do lado? A discussão aqui é que o Prefeito quer que as pessoas se locomovam de bicicleta, eu não vou sair da minha casa a 37 km do meu trabalho para ir de bicicleta e chegar toda suada, ninguém esta falando de ir a padaria, farmácia, estamos falando que esta dificultando a vida de quem precisa se locomover pra trabalhar de carro, porque pegar 3 ônibus pra ir e mais 3 pra voltar é um absurdo, porque não tem transporte decente e quando tem uma linha direta o Prefeito tira, dizendo que com o bilhete único pode-se fazer integrações, claro, não é ele que tem que fazer percursos malucos de sobe e desce pra poder chegar no trabalho. As faixas das ruas ficaram pequenas, piorou o transito e tirou o direito dos moradores de parar o carro em frente suas casas, pra ninguém ou uma ou duas pessoas usarem essas ciclovias.
Compra uma motocicleta!!!
Problema resolvido.
Agora se o transito é perigoso, ai já é culpa dos motoristas, não ando de transporte público desde 1994, e ando sim de motocicleta para ir e voltar ao trabalho todos os dias, 25 km, eu e minha esposa, com isso, contribui para que tenha menos 2 pessoas te atrapalhando no transporte público, e vc acha que eu sou respeitado? e só por isso vc se acha no direito de andar de carro e ninguem pode andar de bicicleta?
Não utilizo a bicicleta como lazer, mas sim como transporte. Embora seja sempre relaxante e prazeroso andar de bicicleta, ao contrário do carro, que é sempre estressante. Não utilizo a bicicleta para grandes distâncias, mas sim como parte do meu deslocamento diário. Vou até o bicicletário da estação Tamanduateí e depois pego o metrô (trabalho a 25 km de casa). Também a utilizo para ir a bairros ou distritos próximos, como Moóca, Belém, Tatuapé e Sapopemba. Não acho certo uma modalidade de transporte ser superior a outra, mas sim devemos garantir o direito de escolha de todos. Até o momento, somente vagas de estacionamento foram retiradas. Além disso, as faixas de ônibus e as ciclovias ajudaram a diminuir o trânsito na cidade.
Certíssimo Adriano!!!
Moro na Região e achei um absurdo essa ciclovia mal planejada. O pior é além de mal feita, ainda não vi nenhum ciclista utilizar, nem nos finais de semana e nem na semana.
O que mais se ouve no bairro são as criticas sobre essa “obra”.
De todos os trechos o que mais prejudicou a população, na minha opinião, é o da curva na Avenida Francisco Falconi, em frente ao hortifruti e na Rua Mario Augusto do Carmo, NÃO HÁ ESTRUTURA PARA ISSO minha gente, como podem fazer isso.
Algo precisa ser feito, pois antes de ficar criando ciclovias é necessário educar a população a andar de bicicletas.
Revoltante
para ter pessoas andando de bicicleta nas ruas, e avenidas primeiro tem que ter esse espaço; e elas são usadas, é uma medida de médio e longo prazo, aliás, se a população que anda de carro tivesse educação para com o ciclista, dificilmente teriam tantos ciclistas mortos no transito.
há várias organizações sem fins lucrativos que educam, só procurar no google, como o vá de bike, entre outras organizações de ciclistas.
Larguem os carros em casa e ande de bicicleta, motocicleta, a pé, o trânsito está sobrecarregado de carros de burgues que não consegue andar nem dois quarteirões a pé para ir a uma padaria pois tem que se aparecer com o carro, luxuria, coloca um chinelo havaiana, uma bermuda e uma camiseta, ande a pé, de bike, deixe de reclamar.
RECLAMAM QUE O BRASIL ESTÁ EM CRISE MAS SÓ VEMOS CARRO DO ANO NAS RUAS, E CAROS, COMO PODE?
Meu carro não é do ano, não vou a padaria de carro, ando de carro porque não tem como usar o transporte publico, lotado, sem hora certa pra passar. Não trabalho do lado de casa, nem moro no Jardim Avelino, mas sou obrigada a passar por lá todos os dias e todos os dias tenho problemas pra passar na Rua Mario Augusto do Carmo, por ter ficado estreita, porque os ônibus descem a rua com tudo e agora não tem nem como desviar devido as sinalizações.
Atenção PREFEITURA: todos os dias tem gente (sic) estacionando carros na ciclofaixa da Gustavo, sobretudo na esquina com a Av Zelina. Hoje à tarde passei próximo dali e tinha um fusca marrom cometendo este delito. Metade do veículo sobre a ciclofaixa e metade sobre a calçada. Cometer esses crimes é regra na Vila Zelina e quem não concorda recebe nota vermelha dos leitores do site da Folha de VP
Eu aqui traveis pra comunicar que no domingo 31 de maio consegui finalmente ( tive que telefonar umas 5 vezes ao longo de QUATRO HORAS!!! Olha quanto tempo os bandidos estiveram cometendo seus crimes, prejudicando os pedestres ) ser atendido pela CET para a questão de carros na calçada NAQUELE endereço da Heras entre Rio do Peixe e Barão do Piraí. Um foi multado e outro veículo foi “removido” ( não comemorem ou lamentem quanto ao “removido”, pois apesar do termo um tanto forte, não significa que o carro do meliante foi guinchado. “Remover”, no jargão da CET, é o fiscal pedir pro marginal tirar o carro do lugar, mesmo quando o crime é no flagrante ). Mas como o caráter de algumas pessoas é maléfico, na quinta-feira de Corpus Cristi passei no local e havia um veículo sobre a calçada, vejam vocês. Mas sinto-me recompensado e fortalecido para prosseguir na luta contra os marginais. Se a “comunidade” ajudasse, as calçadas seriam devolvidas a quem de direito. Mas como, se é a própria “comunidade” que estaciona sobre as calçadas, não é?
Querida FolhaVP: tá liberado eu dizer que novamente passei em frente àquele endereço, na Rua das Heras entre Rio do Peixe e Barão do Piraí, e como de praxe, havia dois ou três veículos estacionados na calçada, conforme relatei outras vezes? Sim, AQUELE endereço de sempre. Por que a tal “comunidade” vilazelinense não desaprova esses crimes?
Essa coisa de dar nota vermelha ou verde pros comentários diz mais sobre o caráter de muitas das pessoas que dão nota vermelha, que muitos tratados de sociologia ou de filosofia moral. Quer dizer que, pra muitos individuos – eu arrisco dizer que é a maioria esmagadora dos moradores da região – chamar a CET para multar carros nas calçadas da região merece censura e nota vermelha, mas estacionar na calçada NÃO. Portanto, receber nota vermelha aqui nesse site chega a ser motivo de orgulho, mostra que estou no caminho certo.