A cidade de São Paulo nunca esteve tão degradada como nos últimos anos. Muros pixados, barracos que se espalham pela cidade e áreas tomadas por viciados em drogas.
As áreas públicas da cidade são de uso dos cidadãos que nela vivem, trabalham ou visitam. Sendo assim, não cabe a ninguém se apropriar desses espaços, seja para ocupar com comércio (exceto se estiver de acordo com alguma licença de uso precário emitida pela prefeitura) ou a fim de montar barracos, favelas ou mesmo usar como ponto de encontro para viciados em drogas. Dessa maneira, ao constatar o uso inadequado de um espaço público, a prefeitura precisa tomar providências imediatas! Em caso de moradores de rua, as assistentes sociais da prefeitura devem encaminhá-los para abrigos e albergues da região e oferecer tratamento, se necessário, e apoio para que possam superar essa situação. A rua não é uma opção!
Como vemos na cidade da São Paulo, em especial nas gestões do PT, a invasão de áreas públicas tomam proporções assustadoras, levando moradores de determinadas regiões a se mudar ou tornarem-se prisioneiros em seus lares. Alguns viadutos viraram refúgio para sem teto e, também, esconderijo de drogados e de pequenos delinquentes esperando suas vítimas nos arredores. A degradação gera diversos problemas urbanos, inclusive sanitários e de estímulo à violência. O viaduto Alcântara Machado, na Mooca, é um triste exemplo da incompetência desta gestão. Há pouco tempo, havia quadras com gramas sintéticas, boa iluminação e partidas com times de futebol formados por moradores da região. Agora, está tomado por barracos, fogueiras, sem tetos e os conhecidos “nóias”.
A cracolândia, na Luz, tornou-se um depósito de viciados, onde muitos ganham dinheiro da prefeitura para comprar drogas e, por incrível que pareça, acabam por alimentar o tráfico na região. São milhares de pessoas em situação de dependência química e degradação humana reunidas todas as noites. A cidade está tão abandonada, que diversos municípios estão encaminhando seus viciados em crack para aquela região, tornando-a um cenário perfeito para filmar a próxima temporada de “The Walking Dead”, a série norte americana que retrata os ataques de zumbis. Esse é o registro de uma cidade administrada por pessoas absurdamente incompetentes e desumanas. Cenas como essas estão se repetindo em centenas de pontos da cidade.
Recentemente, o jornal Folha de S. Paulo noticiou que alguns condomínios estão contratando guardas particulares para manter espaços públicos livres, pois a prefeitura não faz o seu trabalho e deixa o cidadão comum refém de marginais.
São Paulo é a porta de entrada do turismo no Brasil. Possui atrativos e potencial para gerar empregos e riquezas com sua beleza e diversidade cultural, desde que bem administrado. Infelizmente, nos tornamos vítimas do descaso e do abandono do poder público municipal.
* Eduardo Odloak é presidente do PSDB Mooca.