Como parte da compensação ambiental das obras da Linha 15 – Prata do monotrilho, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente exigiu que a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô criasse uma ciclovia sob os trilhos do transporte. O primeiro trecho da pista para ciclistas já foi finalizado e fica ao longo do canteiro central da Anhaia Mello, entre as estações Vila Prudente e Oratório, ainda não inauguradas. Apesar da ciclovia não estar liberada, os ciclistas comemoram a criação da faixa exclusiva na avenida.
A Folha entrevistou a jornalista da ESPN e ciclista ativista, Renata Falzoni, que ressaltou que a pista na Anhaia Mello é uma vitória para quem pedala pela cidade. “Existe uma lei em São Paulo, desde 1990, que qualquer obra viária de grande porte tem que contar com uma rota para ciclistas, mas isso nunca foi respeitado. Finalmente alguém fez. Tudo bem que a Promotoria Pública ficou em cima do Metrô por conta da compensação ambiental, mas é uma vitória. Qualquer trecho de prioridade para bicicleta tem que ser comemorado. Apenas 28% da população utiliza veículos particulares como meio de transporte e nossas ruas são totalmente adaptadas para receber carros e não ônibus e bicicletas. Isso tem que mudar. A população tem que se adaptar, isso é necessário para o bem do planeta. A ciclovia sob uma obra do Metrô é emblemática, como a da Marginal Pinheiros foi também. É um sinal de mudança”, comentou Renata.
Quem também destacou a importância da ciclovia na Anhaia Mello foi o ciclista Rogério Valdo Stipkovic, um dos proprietários da RVS na Mooca, que organiza passeios ciclísticos semanalmente. “A cidade até pouco tempo não tinha nada para quem anda de bike. Então, qualquer trecho é bem-vindo, mesmo que ainda esteja incompleto, já que todo o trajeto do monotrilho vai até São Mateus, e, por enquanto, a ciclovia só foi implantada entre duas estações. Outro ponto positivo é que com uma faixa para bicicletas no meio do canteiro central, o ciclista passa a ter mais segurança, já que ficará longe dos carros”.
Stipkovic também falou do fato de parte da ciclovia ficar sobre o viaduto do Complexo Viário na junção da Anhaia Mello com a Salim Farah Maluf. “A cidade de São Paulo não é plana. Não tem como o ciclista não enfrentar subidas. Mas já estamos acostumados, as bicicletas são com marchas e auxiliam na pedalada nestes trechos íngremes”, completou.
Questionado sobre quando a ciclovia seria inaugurada, o Metrô destacou apenas que o equipamento está pronto, mas, para garantir a segurança dos usuários, a sua liberação ocorrerá após a adequação da sinalização que está sendo tratada em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).