Após anos de pedidos de motoristas e moradores, e também da Subprefeitura de Vila Prudente, a rua José dos Reis, que virou uma das principais alternativas de fuga dos congestionamentos da avenida Anhaia Mello, na Vila Prudente, começou a ser recapeada no último final de semana. Esta é a primeira via de grande fluxo na região a receber o serviço em toda a sua extensão, na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).
“Desde que começaram as obras do monotrilho na Anhaia Mello, a José dos Reis está sempre com o trânsito pesado, inclusive de caminhões. Com isso, o asfalto, que já não estava em boas condições, começou a ficar com ondulações e buracos. Demorou, mas finalmente fizeram o recape. Agora precisam atender outras ruas da região que também estão cada vez mais complicadas de se andar com o carro”, comentou o vendedor Carlos Martins Trotti, que passa diariamente pela via.
Já os moradores elogiaram o serviço, mas também fizeram questão de ressaltar que é preciso aumentar a fiscalização na via. “Estava mais do que na hora da José dos Reis receber um novo asfalto. Queríamos o recapeamento, só que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tem que colocar agentes na via ou um radar. O limite de velocidade aqui não era respeitado nem quando a pista estava repleta de buracos, imagina agora que ficou um tapete”, destaca o morador Bruno Queiros Filho.
Quem também mostra receio com o recape são algumas mães que deixam seus filhos na creche existente na via. “É muito difícil atravessar na José dos Reis. Existem poucas faixas de pedestres e mesmo assim não são respeitadas. Com o recapeamento a sinalização foi removida, assim como a lombada que ficava em frente à creche. Se não pintarem e colocarem os obstáculos de volta rapidamente vai ficar muito perigoso para quem passa a pé pela via”, explica Maria Evangelista.
A CET informou que incluirá a via na programação de sinalização apenas quando a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras comunicar oficialmente ao órgão o término do recapeamento. Já a Subprefeitura de Vila Prudente explicou que manterá a CET informada sobre o andamento do serviço na José dos Reis, e que a reconstrução da lombada já está na programação de serviços da Secretaria.
Poucas ruas atendidas
Bastante divulgado na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), que soltava listas mensais de vias que receberiam novo asfalto, o serviço de recapeamento parece estar em segundo plano na administração de Haddad. A prova disso são os números de ruas e avenidas que passaram por recape nas áreas das Subprefeitura de Vila Prudente e Mooca desde o início do ano passado.
Em 2013, apenas cinco vias da SUB-MO e três da SUB-VP receberam o serviço. Já em 2014, nenhuma via da cidade foi contemplada até o final de março. Finalmente, em abril, o programa voltou a ser executado e, de acordo com Subprefeitura da Mooca, as ruas Melo Peixoto e Catiguá, no Tatuapé, serão atendidas ainda neste semestre. A Subprefeitura de Vila Prudente informou que além da José dos Reis, a rua Gomes, na Vila Ema, também foi recapeada em abril, e que está previsto a realização do serviço na avenida José da Nóbrega Botelho, na Vila Zelina, e nas ruas Cavour, Amparo e Maria Daffré, na Vila Prudente, até o final de maio.