Na terça-feira, dia 25, a Escola Técnica Estadual (ETE) José Rocha Mendes, na rua Américo Vespucci, completou 50 anos. Para comemorar a data, ocorreu cerimônia na sede do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Santa Efigênia, que festejou também o cinquentenário da ETE Martin Luther King, no Tatuapé, inaugurada na mesma data da escola da Vila Prudente.
No evento, apresentado pelo diretor da Rocha Mendes, Marcelo Romano e pela diretora da Luther King, Ieda Guimarães, aconteceram homenagens para professores e ex-alunos. Familiares do patrono da escola da Vila Prudente, o ex-deputado estadual José Rocha Mendes, que faleceu em 1968 após ser torturado por agentes do regime militar, também estavam presentes.
“É um grande prazer participar dos 50 anos destas duas escolas, que hoje são referências em qualidade de ensino e ajudaram a construir parte da história profissional do nosso país. Tenho orgulho de dizer que entre as 50 melhores escolas estaduais do Brasil avaliadas no ENEM, 38 são administradas pelo Centro Paula Souza”, comentou o vice-diretor superintendente, César Silva.
História
A ETE José Rocha Mendes nasceu de uma divisão da escola estadual Getulio Vargas, que funcionava na rua Piratininga, no Brás, e precisava aumentar o número de vagas no ensino técnico por causa da grande demanda. Inicialmente a escola foi denominada Ginásio Industrial Estadual de Vila Prudente, também chamada de “Getúlio Vargas” seção Vila Prudente.
Para abrigar a unidade foi construído um novo prédio estilo fabril, pois o objetivo era abrigar oficinas mecânicas, elétrica, marcenaria, fundição, entre outros. A unidade ainda funciona no mesmo local.
Em meados de 1990, passou a fazer parte do Centro Paula Souza e ganhou o nome de ETE José Rocha Mendes. Atualmente com cerca de 1.500 alunos, oferece os seguintes cursos: técnico em administração, comunicação visual, contabilidade, eletrotécnica, finanças, logística e segurança do trabalho, automação predial, eletrônica e modelagem do vestuário.
estudei no ano da inalguraçao tenho fotos hoje moro no mato grosso do sul sinto orgulho e muita saudade