Partindo da afirmação de Paulo Freire de que a melhoria da qualidade da educação implica a formação permanente dos educadores e a formação permanente se funda na prática de analisar a prática, professores e gestores da escola municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profº Giuseppe Tavolaro, localizada na Fazenda da Juta/Sapopemba, após debates no horário coletivo de formação, resolveram escrever e publicar um livro.
O lançamento foi um sucesso e ocorreu no CEU Sapopemba no dia 21/02, com a presença de professores, familiares, amigos e autoridades. O livro busca estabelecer uma discussão sobre o professor pesquisador, aquele que ao se deparar com uma situação ainda não conhecida, que muitas vezes desequilibra sua prática diária, busca, através da pesquisa, reunir as informações necessárias para aumentar o conhecimento sobre tal situação e interferir na mesma ou até transformá-la.
Afinal, o grupo defende que devemos eliminar o nosso medo, a nossa ignorância e o consequente preconceito sobre o desconhecido e o diferente, situações ainda presentes no dia a dia das escolas.
O conhecimento não é resultado de algo que acontece passivamente e sim, que é algo adquirido como resultado de nossa reflexão e deliberação, levando-se em conta uma diversidade de posições divergentes.
A formação deve proporcionar a realização de estudos e reflexões voltadas à opção por uma escola pesquisadora, qual seja, àquela que busca soluções para situações e problemas que, cotidianamente, se apresentam no chão da escola e que entende o ato da pesquisa como uma possibilidade de alcançar uma educação com gestores, professores e alunos construtores de seu próprio conhecimento, possibilitando mudanças e intervenções no fazer diário, especialmente na sala de aula, lócus de trabalho e, para tanto, destaca-se a importância da pesquisa como elemento fundamental.
O livro Escola Pesquisadora: uma possibilidade de formação é a sistematização das reflexões realizadas pelos professores em seus horários de trabalho e formação sendo uma grande vitória do coletivo de profissionais da Emef Prof Giuseppe Tavolaro.
Os 26 autores expõem suas experiências e se sujeitam a críticas e contribuições dos leitores.
Os autores consideram que ato da autoria e a publicação destes 18 artigos já se configuram como um salto qualitativo no processo de formação ocorrido nestes últimos anos, através de muitas discussões travadas no interior da escola. Isto compreende apenas uma parte do processo que está sendo desencadeado na busca da constituição de professores e alunos pesquisadores e, quem sabe, de uma escola pesquisadora.
Tudo é possível quando estamos disponíveis, quando nossa mente está aberta às novas possibilidades de aprender e ensinar, acreditam estes educadores.
Esperamos que este trabalho contribua com o debate sobre a necessidade de se constituírem enquanto professores pesquisadores e avançarem também para termos uma escola pesquisadora, portanto, produtora de conhecimentos, contribuindo de forma definitiva com a melhoria da qualidade de educação tão almejada na escola básica e pública.
Os autores agradecem a Diretoria de Educação de São Mateus, ao CEU Sapopemba, aos parceiros Easytop Formação Profissional e a Panificadora CEPAM de Vila Prudente.
* Paulo Silvio Ferreira é diretor da escola municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profº Giuseppe Tavolaro.
** Texto contou com a colaboração do deputado estadual Adriano Diogo (PT).