Na semana passada a Folha publicou matéria sobre a insatisfação de vizinhos dos antigos canteiros de obras da Linha 2-Verde do Metrô ao longo da rua Tomás Izzo, na Vila Prudente. Segundo a comunidade que se reuniu na praça Gonçalves Junior no último dia 2 para expressar a indignação, funcionários que trabalham no local informaram que o ponto servirá para o armazenar materiais de futuras linhas. Informação que foi confirmada pelo Metrô no último dia 6.
A Companhia do Metropolitano alega que até o final deste mês, serão entregues a rua Tomás Izzo e as praças Gonçalves Júnior e Padre Lourenço Barendse. Já as áreas remanescentes de desapropriação servirão temporariamente como depósito de formas para anéis de concreto a serem utilizados na extensão da Linha 5 – Lilás, que fica na região Sul da cidade, atendendo Santo Amaro, entre outros bairros. Em nota encaminhada à redação, o Metrô afirmou que “os espaços terão toda a infraestrutura de vigilância e limpeza”. Quanto ao Parque Linear cogitado, foi informado que o mesmo será implantado apenas na rua Aida, do outro lado da estação Tamanduateí.
Moradores do entorno lembram que os canteiros ficaram quase dois anos abandonados, causando uma série de transtornos e provocando insegurança. Eles estão estudando uma forma de se mobilizar contra a nova proposta do Metrô.
Pedro de Godói
Melhor notícia tiveram os moradores da rua Pedro de Godói que está sendo, enfim, liberada ao trânsito. O trecho da via na esquina com a rua Ibitirama também foi utilizado como canteiro de obras da Linha 2.
A rua já recebeu asfalto novo, ganhou duas lombadas e as calçadas estão sendo refeitas. Tudo isso vem sendo acompanhado com alívio pelos moradores, principalmente aqueles que residem no trecho que permaneceu bloqueado nos últimos anos. “Foi muito sofrimento ficar esse tempo todo com a rua fechada. Tínhamos que dar uma grande volta para chegar aos comércios da rua Ibitirama. O que antes andávamos 50 metros, nesse tempo de interdição, precisávamos utilizar o carro e dar a volta pela rua José dos Reis”, conta a dona de casa Lucia Maria, que mora há mais de 50 anos na Pedro de Godói.
Quem também comemora é a aposentada Rosa dos Santos, que mora há mais de 30 anos na via. “Tivemos vários problemas com a rua fechada. Como não tinha movimento de pessoas e nem de carros tínhamos muito medo de assaltos. Quando abrirem a rua, nossa vida deve voltar ao normal”, comentou.
Prezados (as),
Isto é incompetência dos dirigentes do metrô e do governo Alckmin, se a linha 5 é na região de Santo Amaro, o porque fazer depósito de materiais na nossa região? Prudentinos vamos manifestar nossa indignação com este absurdo! Esperamos que revoguem a decisão.Pois outubro esta chegando, o que podemos fazer conscientemente não apoiar os políticos neste pleito de eleição de 2012, cadê os nossos representantes da Gloriosa Vila Prudente e Região ‘MAMANDO NO DINHEIRO”
Outrossim, esta área deve ser liberada para os Bombeiros e Base da Policia Militar, isto sim é aproveitamento, o local é alto e estratégico para qualquer ação de deslocamento…Vamos conversar
Comunidade da FVP
VP, em 13JUL2012
Paulo B. Franco
Também acho que os Bombeiros e a PM deveriam se instalar na Tomás Izzo, em lugar deste tal depósito que só vai causar problemas para a nossa vizinhança.
Pensei num parquinho, mas a ideia da liberação da área pelos Bombeiros e Polícia Miliatar também acho ótima.
É o momento da FOLHAVP, colocar o assunto em pauta, em plebicito, como foi o terreno das Linhas Correntes, o que quer a população quer ??????….., pois estes m….de politicos daqui, não podemos contar……..
esses politicos sao uns verdadeiros trairas nao respeitam o povo que reside na regiao e vem com essa ideia de transformar toda aquela area em deposito de material do metro, nosso governardor prometeu na epoca que este espaço estava reservado um parque linear uma area de laser que tanto presizamos e esperamos ate agora, temos que dar o troco nesses politicos tanto da regiao de vila prudente e da zona leste em geral, e nao votar nesses canalhas corruptos e que pensam em distruiçao da cidade de sao paulo, serve tambem pro nosso governardor e prefeito que sao uns incopetentes que joga so do lado da riqueza e esquece que o povo precisa de laser, estamos de olho, tudo isso e uma vergonha
Sugiro que seja publicada uma carta aberta ao Sr. Governador de São Paulo, neste Jornal, a fim de que o mesmo interceda junto ao Metrô para que este depósito não se instale na Rua Tomás Izzo, pois boa parte de seus votos saiu da Quinta das Paineiras e como todos se lembram, foi eleito por uma votação ampla, onde o eleitor depositou, acima de tudo, seu voto de confiança.
Terá algum farol para atravessar a rua pedro de godoi? Porque como eu estudo em um colégio lá perto do largo,eu vou ser obrigada a atravessar ai.Sem contar,que essa calçada está bloqueada…
Nossa região é muito carente de árvores e que bem aproveitado seria esse espaço para a construção de um parque para as crianças… No entanto, sem nos consultar os políticos querem nos fazer “engolir” um depósito para materiais a serem utilizados em uma obra de outra linha, a Lilás, bem distante daqui… Totalmente non-sense. Sou a favor de um plebiscito. Consulte-nos, por favor, para saber o que realmente queremos encontrar no bairro que escolhemos para viver antes dessa obra desorganizada.