Desde o último dia 19, o 21º Batalhão de Polícia Militar/Metropolitano, responsável pelo patrulhamento da região, deixou de operar no imóvel alugado da rua Dias Leme, na Mooca. Agora, está alojado no moderno e amplo prédio próprio construído na esquina das ruas Celso de Azevedo Marques e Cônego Antonio Lessa, também na Mooca. A reportagem da Folha visitou a nova sede na última terça-feira, dia 3. O comando informou que ainda ocorrerá a inauguração oficial, provavelmente dentro dos próximos 30 dias – a data será definida de acordo com a agenda do governador Geraldo Alckmin, que estará presente na solenidade.
Ainda em meio às mudanças, é visível a satisfação dos policiais em ocuparem a nova instalação, que na verdade, deveria estar funcionando desde 2005, mas a obra sofreu sucessivas interrupções por problemas com as empresas contratadas.
Além da nova sede, com 800 m², foi erguido outro prédio anexo de 400 m² que abriga as tropas da Força Tática, antes alojadas na sede da 3ª Companhia, na Vila Ema. No terreno de 3 mil m² ainda há pátio de estacionamento das viaturas e uma área que vem ganhando belo paisagismo.
“Entre os dias 19 e 23 do mês passado fizemos toda a mudança, enchemos várias caixas e fazíamos de três a quatro viagens de caminhões por dia. Conseguimos isso com o empenho dos policiais, já que muitos estavam até de folga e vieram ajudar”, ressalta o tenente coronel Marcos Antonio Rangel, comandante do Batalhão. “Com a nova sede, com certeza, sentiremos melhores resultados em nossos trabalhos, além de podermos receber de forma mais adequada a população. Queremos quebrar a formalidade e se integrar cada vez mais com a comunidade”, declarou Rangel.
Segundo o comandante, quase todas as mobílias já estão instaladas, falta apenas a implantação do sistema de telefonia. Rangel destacou ainda outros benefícios do novo prédio. “Teremos salas de aulas para formação de soldados, que também poderão servir para cursos de aperfeiçoamento de outros policiais, além de contarmos com espaços adequados para todos os departamentos”, completa.