Nesta quinta-feira, dia 1º, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passou a desempenhar o trabalho de conscientização de motoristas e transeuntes em oito novas áreas da cidade, entre elas as avenidas Paes de Barros e Sapopemba. E a partir do próximo dia 19, a promessa é aumentar a fiscalização nestas vias. A ação, que faz parte do programa municipal de Proteção ao Pedestre, foi implantada inicialmente na avenida Paulista e em ruas do Centro. O objetivo é diminuir o desrespeito à faixa de pedestres nos locais onde não há semáforo, o que é considerado infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 191,53 e 7 pontos no prontuário do motorista.
Segundo o órgão, os locais escolhidos são considerados grandes pólos de trânsito e também foram identificados como trechos que possuem cruzamentos com alto índice de atropelamentos. Estes pontos passaram a receber orientadores de pedestres, que através de cartazes, faixas, material promocional e até mímicas, procuram conscientizar os motoristas e os transeuntes da importância de se respeitar à faixa.
Ainda de acordo com a CET, o programa visa reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e mortes de pedestres até 2012. Atualmente são 530 orientadores trabalhando pela cidade.
Entretanto, apesar de aprovarem a ideia, muitos motoristas criticam a forma como a ação está sendo realizada. “Colocam orientadores em locais onde a faixa tem semáforo de sinalização. O certo seria conscientizar tanto os condutores, quanto os pedestres, nos locais onde não existe farol, já que é onde realmente acontece o desrespeito. Agora aqui na Paes de Barros é tudo muito bem sinalizado e com radar, o motorista não é nem louco de não respeitar”, ressalta o advogado Carlos Eduardo Mozer.
Nas últimas semanas a Folha trouxe matérias sobre o aumento da fiscalização e da autuação aos motoristas que não respeitam a faixa de pedestres em locais onde não há semáforo. Outro tema abordado pela reportagem foi que a CET não aplicou o mesmo empenho na manutenção das sinalizações, e, por isso, muitas faixas de pedestre da região continuam parcialmente apagadas ou já nem existem mais.
Essa campanha demagógica não inibe os motoristas meliantes que seguem falando ao celular enquanto guiam ou continuem passando no sinal vermelho ( como o Fiat cinza placa DQF 9677 que, no sábado 03/09, + ou – às 07:40 veio pela r. Pindamonhangaba, quase não diminuiu no sinal vermelho e, quando atravessei a Maria Dafré, não esperou o verde para entrar nesta rua, apesar de estar, repito VERMELHO para ele; e que tal o caso da caminhonete branca modelo parecido com uma Toyota, placa 8874, adornada com um adesivo “Jesus Cristo”, falando ao celular NA ANHAIA MELLO prox ao terminal, sentido Ipiranga, cerca de 15:30 hs em 02/09? Não é uma avenida “sinalizada e com radares”? ). Pior é que tem quem queira, ainda, não obstante as décadas de perdas para os pedestres das cidades grandes urbanas mundo afora, multar-nos quando saimos do exiguo curralinho que nos é destinado, na forma de “faixa de pedestres”. São Paulo não tem jeito, mesmo.
Os motoristas realmente não respeitam, o problema não é só em uma localidade e sim em várias aqui dos bairros, moro no Pq. São Lucas, este farol que tem na altura do numero 2990 da Av do Oratório vive cheio de motoristas irresponsáveis que passam com o farol vermelho, isso porque tem faixa de pedestres aqui, todas as vezes que vamos atravessar corremos o risco de sermos atropelados, principalmente por microonibus das linhas metro Tamanduatei-Pq Sta Madalena e Metro Belem-Vila Industrial. Eles passam no farol vermelho e ainda olham os pedestres com sarcasmo. Quero ver se realmente a CET vai fiscalizar os bairros ou se só vai haver fiscalização nas regiões centrais e principais avenidas de São Paulo.