As vigas da via elevada por onde circularão os trens do prolongamento da Linha 2-Verde, operada por metrô leve, o chamado monotrilho, serão instaladas a uma altura que varia entre 12 e 15 metros, superior, portanto, aos cerca de seis metros de altura da passarela de pedestres existente na avenida Anhaia Mello, próxima à junção com a avenida Salim Farh Maluf. A explicação é da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, responsável pela implantação do monotrilho.
Ainda segundo a Cia. do Metrô, as vigas têm em torno de 30 metros de comprimento e são pré-moldadas, o que significa que serão construídas em um canteiro de obras e depois transportadas para o local. Para a instalação, será implantado um pilar antes e outro depois da passarela, e o lançamento das vigas sobre estes pilares será feito com a utilização de guindastes. Foi afirmado ainda que o processo não terá interferência com a passarela.
Apesar do Metrô não ter mencionado tal possibilidade, a Folha VP apurou que na ocasião da implantação das vigas no trecho, a passarela pode até mesmo ser removida e recolocada na sequência. Neste caso, a operação seria realizada durante a madrugada com a intervenção da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ainda segundo informações obtidas pela reportagem, a colocação das vigas neste ponto está prevista para acontecer apenas na metade do próximo ano.
A construção civil da via elevada do monotrilho na Anhaia Mello foi iniciada há um ano e atualmente, os trabalhos seguem em várias frentes. A obra está a cargo da construtora Queiroz Galvão. A implantação da parte tecnológica do novo transporte bem como o fornecimento dos trens será de responsabilidade do consórcio formado pela Bombardier Transportation Brasil, Bombardier Transit Corporation, OAS e a própria Queiroz Galvão. O custo deste contrato é de R$ 2,46 bilhões. A estimativa do governo estadual é inaugurar o trecho Vila Prudente/Oratório em 2012. Depois a linha seguirá para o extremo leste até Cidade Tiradentes, passando por Sapopemba e São Mateus.
Será que quando inaugurarem, ficará meses em operação assistida???
Por se tratar de uma linha nova, e ainda de um tipo de transporte novo no Brasil, pode esperar vários meses de operação assistida, infelizmente.
Depende,
Se for ano de eleição, não tenha dúvidas que inaugurarão antes do tempo e depois ficaremos cerca de um ano assistindo a operação assistida….
Parece que vai ficar bom, mas infelizmente daqui um bom tempo para poder ficar pronto, “rsrs” . Deveriam ter pensado em fazer obras muito antes. Agora que eles viram o transtorno que está, querem fazer obras para divulgação, já que a copa do mundo vai ser aqui. Querem mostrar algo que não é !! Mas esperamos que fique pronto logo e que mais obras de melhoria sejam feitas. Pois o terror de todo trabalhador brasileiro é o transporte público.