Cada nova composição entregue pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô conta com 26 câmeras de segurança, cujas imagens são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador. Outro quesito de segurança é o sistema de detecção de fumaça. O “pega-mão” (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente para casos de queda de energia.
Todos os novos trens têm ar-condicionado e são mais silenciosos. Os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicarem a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva.
Outra novidade é a largura das portas que passou de 1,3m para 1,6m, facilitando o fluxo de passageiros no embarque e desembarque. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem conta com bancos para obesos, com espaço igual ao de dois assentos comuns.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, o Governo do Estado encomendou 206 composições, das quais 70 já foram entregues. As unidades atendem também a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).