A política de mobilidade urbana da cidade de São Paulo já mostrou a que veio. Além dos corredores e faixas exclusivas para ônibus, o sistema cicloviário da cidade, que vem sendo estudado desde a década de 1980, agora saiu do papel. Em três meses, mais de 85,3 km de malha cicloviária foram implantados na gestão do prefeito Fernando Haddad. Somados as áreas já existentes, hoje a cidade conta com mais de 223,61 km apropriados para o trânsito de bicicletas.
Com o planejamento apropriado, a ação que começou no centro da cidade, está sendo expandida para os bairros, interligando distritos e facilitando o acesso daqueles que fazem uso de bicicletas até os terminais e estações de transporte público e, que assim, encurtam o tempo para chegar ao seu destino. Dos 85,3 km de malha cicloviária entregues por esta gestão, 56,2 km estão fora do centro.
A zona leste da cidade ganhou atenção especial, porque é a região, segundo a Pesquisa Origem e Destino de 2007, que mais faz uso das bicicletas e que também contabiliza o maior número de acidentes envolvendo ciclistas, inclusive fatais. Para ampliar a segurança, foram entregues mais 13,1 km ao sistema cicloviário da região, que hoje soma 53 km, de espaços para o uso de bicicletas. Com a ação, moradores da Vila Prudente, Jd. Helena, São Miguel, Itaquera, Guaianases e outros bairros do entorno, serão ainda mais beneficiados.
Com tantos usuários em potencial, o debate em torno do assunto tende a esquentar. De um lado estão os ciclistas, do outro os carros, as motos e agora os comerciantes. Será que só um deles tem razão? Certamente não. A população ganha com um trânsito mais fluído e com alternativas para o transporte. Os automóveis não precisam mais dividir espaço com os ciclistas; os ciclistas, por sua vez, ganham mais segurança e os comerciantes e empresários se instalarem bicicletários e paraciclos poderão beneficiar seus empregados e também atrair mais clientes.
Mas, o que se sabe até agora é que 80% dos paulistanos aprovam as ciclovias, segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (20/09) e que adultos, crianças, esportistas e trabalhadores começam a usufruir a cidade a partir de um novo prisma, com mais opções de mobilidade.
Assim, a gestão do prefeito Fernando Haddad incentiva a demanda, promove humanização, saúde, qualidade de vida, direcionamento do desenvolvimento urbano, ocupação dos espaços públicos da cidade, possibilidade e prazer de ver o sol e sentir o vento e o direito de ir e vir, com mais segurança.
* Chico Macena é secretário de Governo do Município de São Paulo e autor da Lei 14.266, de 2007, que criou o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo.