Desde o fim do ano passado moradores da Vila Bela, Quinta das Paineiras, Vila Prudente e Mooca não contam mais com a ligação direta de transporte público para a vizinha cidade de São Caetano do Sul. Após mais de 40 anos em operação as linhas intermunicipais 067 São Caetano do Sul/Santana e a 062 Vila São José/Penha, ambas da empresa Santa Paula, deixaram de existir.
O processo para terminar com as duas linhas no ano passado foi lento e gradual. Primeiro, conforme relatos de passageiros e motoristas, o número de veículos foi reduzido. Depois, no segundo semestre, foram mantidas apenas duas viagens até Santana pela manhã e duas no fim da tarde até o corte em definitivo um dia após o Natal de 2014. A linha da Penha já tinha sido suspensa um pouco antes. A desativação das linhas está prejudicando centenas de passageiros que têm que fazer diversas baldeações e ziguezague para acessar o centro comercial e outros bairros de São Caetano do Sul e vice-versa.
“Para chegar ao meu trabalho tenho que tomar condução e descer na segunda parada da Rua Ibitirama. De lá, atravesso a rua e pego a linha Tamanduatéi que vem do Shopping Aricanduva”, conta o auxiliar de loja Marcelo Santos. Ele mora na Rua das Gílias na parte alta da Vila Bela. “Faço o acesso a linha da CPTM para desembarcar na estação São Caetano do Sul e chegar ao trabalho. Depois faço o percurso contrário na volta”.
Além da demora, as conexões também oneram nos bolsos dos passageiros de São Caetano do Sul. As linhas internas da cidade não oferecem o benefício de integração da tarifa com outros modais de transporte. “Moro no Bairro Barcelona e ou vou caminhando por quase dois quilômetros para a Estação da CPTM de Utinga ou de ônibus municipal até a Rodoviária de São Caetano”, relata a dona de casa Corina Parton. Aos fins de semana ela costuma visitar a filha, que reside na Vila Prudente. “Da Estação São Caetano do Sul rumo para a Tamaduatéi e tomo ônibus para Vila Prudente. São três passagens neste trajeto”.
Todas essas dificuldades poderiam ser evitadas se houvesse planejamento conjunto dos órgãos que administram o transporte público das cidades de São Paulo e de São Caetano do Sul com integração territorial das linhas. “Se permitissem que a linha Shopping Metrô Tatuapé/Divisa São Caetano, que faz ponto final na Rua Papoulas (fim da Rua Baia Grande), pudesse entrar pelo fim da Rua Ibitirama até a Rodoviária, grande parte dos problemas estariam resolvidos”, comenta um motorista. Ele trabalhava na linha Santana e pediu para manter seu nome no anonimato. Ainda segundo esse motorista o trajeto até Santana e retorno levava quatro horas e o número de passageiros foi caindo ao longo dos últimos três anos. “Para a empresa não compensava funcionar no prejuízo”, acrescenta.
Outro lado
Contatada, a assessoria de imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) informou que com a migração constante de passageiros dos ônibus para a CPTM e o Metrô, acentuada nos últimos meses com o implemento da integração entre os ônibus metropolitanos e o sistema metro ferroviário, oferecendo descontos ao usuário, as linhas citadas não apresentavam demandas suficientes para sua manutenção. Ainda segundo a empresa, “os usuários contam com as demais linhas intermunicipais metropolitanas que operam na região, com destino ao Terminal Sacomã ou às estações do Metrô e CPTM, beneficiando-se das integrações tarifárias das linhas de ônibus intermunicipais metropolitanas com os trens da CPTM, Metrô e com as linhas municipais de São Paulo, operadas pela SPTrans”. Por fim foi destacado que, além de maior mobilidade com mais opções de destinos, “os usuários contam com significativa economia com a integração do transporte público”.
Vou trabalhar de carro todos os dias na Vila Prudente, porque no retorno para casa a tarde não consigo descer na estação de trem em São Caetano do Sul, o trem já sai lotado da estação Tamanduateí e a CPTM e o Metrô esquecem de citar as lotações no transporte após a retirada de várias linhas de ônibus em São Paulo e São Caetano
Depois me questionam porque vou trabalhar todos os dias de carro?
Não tem condução em São Paulo, é um absurdo ter que pegar 3 ônibus se antes eu podia pegar um. A linha 4222 também foi alterada, antes ia até a Sé agora só até a Mooca, somos obrigados pegar mais que um ônibus e esse processo é extremamente cansativo e demorado.
Não largo meu carro por nada. Já que gestores públicos só fazem asneira!
A linha 067 S. Caetano do Sul – Santana poderia ter permanecido com seu destino alterado, talvez até a Vila Prudente ou Belém.
A EMTU acordada com A Viação Santa Paula que detinha a linha foram retirando horários da linha prejudicando ao atendimento ao usuário até que por necessidade de locomoção se obrigassem a procurar alternativas.
É um absurdo o usuário ter que ir até o Terminal Sacomã pegar o Metro ou outro ônibus para chegar a Vila Prudente ou ter que pegar o trem e metro se quiser chegar a Vila Prudente, um trajeto de aproximadamente 5 KM (S.Caetano>Vila Prudente) se torna um pesadelo.
Cheguei a enviar e-mail para a EMTU que como qualquer serviço publico não respondeu a Viação Santa Paula pior ainda.
A EMTU NÃO TRATA OS USUÁRIOS COM RESPEITO.
Se boa vontade houver por parte das Prefeituras envolvidas é só ampliar em 1,5 KM o trajeto da Linha 575A-10 Divisa de São Caetano/Shopping Metro Tatuapé fazendo com que alcance a Estação São Caetano do Sul da CPTM, tanto na ida quanto na volta, certamente vai agregar passageiros que justificara a alteração.
ESQUEÇAM A EMTU ELA NÃO É UMA EMPRESA VOLTADA PARA ATENDER OS USUÁRIOS E SIM AS EMPRESAS DE TRANSPORTE COLETIVO.
Só que dependendo da onde a pessoa mora, é inviável ficar fazendo baldeação. Eu moro no Tatuapé e aqui passava a linha São Caetano X Penha e era uma mão na roda para mim ir para essa região direto sem que ter fazer baldeação.
Infelizmente o governo, seja qual esfera é, só vê o lado deles, não o da população, fica tirando linha, que no meu ver, é inviável, só para complicar a vida da população.
TRANSPORTE PÚBLICO: DIREITO DO CIDADÃO E DEVER DO ESTADO. Piada, né? Além das linhas que até pouco tempo iam até Penha e Santana, também já foram pro vinagre a Auto-Bus (que tinha duas linhas para São Caetano), a Viação Metrópole (que tinha uma linha para Utinga) e a Esplanada (depois substuída pela Viação São Camilo), que tinha uma linha para Santo André. Quem presenciou esse tempo percebe o fim de feira a que chegamos. É simplesmente lamentável.
A tempos venho por meio deste jornal relatando o nosso dia adia neste sistema de trasporte falido que é o da nossa região estamos cada vez mais longe mesmo estando perto.
O colapso no transporte é total. O Malddad cancelou ou encurtou mais de 800 linhas. Hoje todo o Alto Sacomã não tem uma única linha para o Centro de SP, o Tremembé idem.
Em SCS, outro absurdo – o cancelamento da antiga linha São Caetano – Santa Cruz, sem falar da linha-chave Mauá – Paulista.
Urge também reativar pelo menos algumas das linhas diretas ABC – Parque Dom Pedro II.