A maior tuneladora em atividade na América Latina chegou na manhã de hoje, dia 29, à futura estação Vila Formosa do Metrô, que integra o trajeto do prolongamento da Linha 2-Verde. O percurso do tatuzão começou em novembro, com a escavação de 654 metros de via até o momento.
Já foram retirados 70 mil m³ de terra e instalados 436 anéis de concreto para revestimento do túnel. Agora, a tuneladora passará por um período de manutenção antes de retomar a escavação até a futura estação Anália Franco.
A tuneladora em operação na Linha 2 tem cerca de 100 metros de comprimento, 500 toneladas e capacidade de escavar e revestir com anéis de concreto até 15 metros de túnel por dia. Possui roda de corte de 11,66 metros de diâmetro. Cerca de 150 pessoas, entre engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, trabalham na máquina em três turnos diários.
Até 2026
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) acompanhou as escavações do tatuzão na Vila Formosa. O Estado investe R$ 13,4 bilhões no projeto de expansão da Linha 2, que vai ganhar mais 8,4 km (8 km operacionais) de vias e oito novas estações entre a Vila Prudente e a Penha. O cronograma prevê que a primeira etapa da expansão, de Vila Prudente a Vila Formosa, deve ser concluída até 2026. A segunda fase, de Vila Formosa até a Penha, no ano seguinte.