Em continuidade às obras de construção da futura estação Santa Clara, na expansão da Linha 2-Verde do Metrô, a avenida Sapopemba será interditada a partir das 10h deste sábado, dia 21, no trecho entre os números 1.872 e 2.430. O bloqueio se estenderá até dezembro e vai permitir o remanejamento de 200 metros da Adutora do Rio Claro, que funciona no local desde 1939.
Por ser um equipamento de vital importância para a região, pois abastece mais de dois milhões de consumidores diariamente, o Metrô, o Consórcio Construtor Linha 2 e a Sabesp adotaram medidas para que o serviço seja feito sem o desabastecimento de água para os moradores, ao longo do período de quase um ano de trabalhos contínuos. O planejamento cuidadoso da intervenção também leva em conta a importância da octogenária adutora para a história da Engenharia Brasileira.
Quando a extensão remanejada da adutora estiver totalmente posicionada, será realizada a interligação com o restante da tubulação existente para possibilitar a continuidade das obras da estação Santa Clara, mantendo o fornecimento ininterrupto de água para a população.
Caminho alternativo
O desvio da avenida Sapopemba será pela rua Orfanato na altura do número 1.736 e o trajeto seguirá pelas ruas Itiúba, Gopiara e Bernarda Paulista, retornando à avenida Sapopemba.
De acordo com o Metrô, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai disponibilizar agentes na região da intervenção viária para orientar os motoristas e pedestres, além de implantar sinalização visual na região.