A informação dada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) renova a esperança de o Parque Vila Ema ser implantado nos próximos meses. Em reunião agendada pela vereadora Juliana Cardoso (PT) na última quarta-feira, dia 20, Nunes garantiu que a desapropriação do terreno na avenida Vila Ema esquina com a rua Batuns será concluída em breve. O espaço na Vila Ema consta entre os sete parques prioritários da Prefeitura para este ano.
Também presente na reunião, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, informou que o terreno será desapropriado pelo valor de R$ 23 milhões com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). Ravena explicou ainda que a opção pela desapropriação foi mais vantajosa para a Prefeitura do que o instrumento urbanístico e jurídico Transferência do Direito de Construir (TDC) que vinha sendo acordado junto à Tecnisa para viabilizar o parque.
O prefeito e o chefe de gabinete garantiram que a Prefeitura dispõe da verba para iniciar a primeira fase de implantação do parque, que contempla a instalação da administração, portaria com segurança e a infraestrutura básica, como bancos e pista de caminhada. Essa etapa deve ser viabilizada em até quatro meses após a finalização da desapropriação, segundo Nunes e Ravena. As demais melhorias precisam ser incluídas no orçamento da cidade para 2023.
A vereadora e o representante do Movimento Viva o Parque Vila Ema, Fernando Sálvio, foram surpreendidos positivamente pela informação e acreditam que foi um avanço na luta pela área verde que já dura 12 anos e tem apoio da Folha desde o início.
“Recebemos com surpresa essa boa notícia, pois houve uma mudança na alternativa para viabilizar o parque. O importante é que o prefeito garantiu que o terreno passará em breve para a Prefeitura e poderemos contar com o parque público, preservando assim o verde e a fauna”, declarou Juliana. “Que o Parque Vila Ema seja um exemplo. É urgente preservar e regenerar nosso planeta, começando por nossa comunidade”, afirmou Sálvio. (Kátia Leite/André Kuchar)
Parque Vila Ema: Prefeitura garante desapropriação do terreno
4 Comentários
Espero que realmente façam algo de útil no local, mato esta abandonado desde a troca de muro para grades, a região precisa dessa área verde, que possa possibilitar passeios com seus dogs, caminhada, lazer.
A prefeitura esta correta. O erro foi o antigo proprietario ter vendido (para uma construtora) e lucrado milhoes, depois avisar a prefeitura que era um terreno com arvores e nascentes. Ou seja, a construtora ficou com o mico
Uma vitória para todos principalmente os moradores mais próximos ao parque e também os que não são tão próximos ao parque porque com a estação Oratório do metrô o parque poderá ser frequentado por pessoas de outras partes circunvizinhas as estações do metrô pessoas que querem aproveitar fim de semana com a família num lugar com segurança quero me referir que este parque tem a facilidade do transporte fácil fácil o metrô Oratório vamos aguardar Senhor Prefeito Nunes parabéns um gol de placa maravilhoso gol que o senhor está marcando com a população ainda mais que também temos Administração Regional da Vila Prudente praticamente na outra esquina Parabéns Senhor Prefeito Nunes
Sou apaixonada desde criança por este espaço tão verde …uma mata e vegetação extraordinárias… Local adequado para um hospital veterinário,seria ótimo projetos assim…se tivesse dinheiro pra isso seria a primeira a investir,fico feliz por termos como parque após tantas lutas.