Durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mooca – Dom Paulo Evaristo Arns no último dia 24, foi divulgado que a capacidade do novo equipamento é de “mais de 11 mil atendimentos por mês”. O número é metade do propagado anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde.
Antes da abertura, a informação da Prefeitura é que seriam 22 mil atendimentos mensais na unidade. Questionada pela Folha, a Secretaria respondeu que o novo número é uma estimativa, considerando que a demanda é espontânea e a UPA dispõe de capacidade para ampliar o atendimento.
O fato causou ainda mais estranheza pelo fato de a unidade ter sido entregue com atraso (leia mais no Editorial).
A UPA Mooca integra a Rede de Atenção às Urgências, que concentra os atendimentos de complexidade intermediária. O funcionamento é 24 horas por dia.
De acordo com a Prefeitura, no local é possível estabilizar pacientes e realizar a investigação diagnóstica inicial para definir a conduta necessária para cada situação. Permite ainda fazer a primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de trauma.
A unidade é administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e segundo a Prefeitura, 382 profissionais da saúde atuam no local.
Leia mais: UPA Mooca é inaugurada
UPA Mooca: Secretaria diz que capacidade de atendimentos pode aumentar
0 Comentários