A semana foi marcada por recordes de frio. De acordo com os dados das estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, na última quarta-feira, dia 26, ocorreu a menor mínima média do ano, com 9,5ºC na cidade. Além da menor mínima absoluta, quando é registrada em um único local, no caso Engenheiro Marsilac, na Zona Sul, onde os termômetros bateram 2,6ºC.
Na contramão das baixas temperaturas, a Vila Prudente detém o recorde de calor em 2021. Em 6 de janeiro, uma quarta-feira, o bairro ferveu com 36,4° C – a maior máxima absoluta da cidade neste ano.
Quatro dias depois, no domingo, 10 de janeiro, a Vila Prudente sofreu uma das enchentes mais violentas de sua história (foto abaixo). Na região central do bairro, feirantes da rua José Zappi tiveram barracas e veículos arrastados pela correnteza que se formou. Vídeos feitos na ocasião por pessoas ilhadas mostram caixotes com hortaliças, legumes e frutas sendo carregados pela enxurrada que atingiu ainda a praça Padre Damião e seguiu pela rua Ibitirama, provocado mais prejuízos para outros comerciantes.
De acordo com os meteorologistas do CGE, a perigosa combinação de escassez de vegetação e excesso de concreto cria zonas de calor na Vila Prudente que favorecem os temporais. Na Mooca ocorre fenômeno semelhante.
Em ambos os distritos, a comunidade tem movimentos ativos que lutam pela preservação das poucas áreas verdes que restam e pedem a criação do Parque da Mooca, no antigo terreno da Esso na rua Barão de Monte Santo; do Parque de Vila Ema, na esquina da avenida Vila Ema com a rua Batuns; e do Parque do São Lucas, no espaço da extinta fábrica da Linhas Corrente, na avenida do Oratório.
Banco de dados
O CGE mantém desde 2004, um banco de dados com as temperaturas registradas na cidade. Conforme esse acervo, a maior máxima média de São Paulo foi de 37,3ºC em 2 de outubro de 2020 e a maior máxima absoluta foi de 40,4ºC, em Freguesia do Ó, Zona Norte, em 27 de setembro de 2004.
As menores temperaturas deste período foram registradas em 13 de junho de 2016, com a média de 3,5ºC na cidade e absoluta de -0,6 em Capela do Socorro, Zona Sul.