Conforme as diretrizes da Fase de Transição do Plano São Paulo, definidas pelo Governo do Estado, parte do comércio voltou a atender o público desde o último domingo, dia 18. A partir deste sábado, dia 24, mais serviços voltam a funcionar na cidade. A boa notícia é a reabertura dos parques públicos. A próxima atualização está prevista para 1º de maio.
Mesmo com a reabertura, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que, neste período, a população redobre os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus, usando corretamente a máscara, fazendo a higienização das mãos e, principalmente, evitando aglomerações.
A Fase de Transição é intermediária entre a vermelha e a laranja e está dividida em dois períodos. Desde o domingo, dia 18, além da flexibilização para o setor do comércio, com funcionamento permitido das 11h às 19h com 25% da capacidade, também foi autorizada a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições, e desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
No segundo período, a partir de amanhã, dia 24, voltam a funcionar as atividades ligadas ao setor de serviços como restaurantes e similares (lanchonetes, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento permitido também é das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.
A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação autorizada em todos os setores durante a fase de transição é de 25%. O toque de recolher continua em vigência das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.