Todos os anos, as festas de San Gennaro, na Mooca, e a de São Vito, no Brás, reúnem multidões. Agora, diante da pandemia de Covid-19, tiveram que buscar outro modo de funcionamento para evitar as aglomerações, mas garantir a realização dos festejos cujas rendas contribuem para os trabalhos sociais desenvolvidos pelas paróquias. As soluções são shows virtuais e a entregas dos tradicionais pratos típicos via drive thru e delivery.
San Gennaro
A Festa Italiana de San Gennaro existe há 47 anos, sempre em setembro. De algumas pequenas barracas que funcionavam dentro do salão paroquial a festa estendeu-se para as ruas vizinhas. O evento é passagem obrigatória para quem aprecia as delícias da cozinha italiana e comemora o mês do padroeiro da Mooca.
Neste ano, o festejo começou no fim de semana passado e prossegue até 4 de outubro, sempre aos sábados das 18h às 23h e aos domingos das 17h às 22h.
Os pratos salgados oferecidos são spaghetti das Mammas, fogazza e pizza de mussarela e calabresa, sanduíche de pernil e polenta cremosa e frita. Os doces são canolli de creme e de doce de leite e chocolate, fondue de morango com chocolate e caixa de chocolates. Os pedidos devem ser feitos através do site: sangennaro.pedzap.com.br.
O delivery atende as regiões mais próximas da Mooca, num raio de 7km da paróquia. A igreja solicita que quem está nessa área, opte pela entrega para facilitar os trabalhos e evitar aglomerações. A opção de retirada dos pratos é dentro da cantina, na rua San Gennaro, 214.
O tradicional show de Fred Rovella também acontece no formato de Live, aos sábados e domingos, no canal de You Tube do artista no período de duração da festa. É apresentada uma seleção italiana, que reúne grandes sucessos e não faltam as tarantelas.
São Vito
A 102ª Festa de São Vito acontece entre 3 e 11 de outubro, aos sábados das 12h às 20h e aos domingos das 12h às 17h. Entre as delícias que serão oferecidas estão macarrão (spaghetti, penne e richitelli), ficazzela, ficazza, guimirella e doces típicos.
Tradicionalmente o evento acontece em junho, mas neste ano, por causa da pandemia, foi transferido para outubro e será realizado em formato de retirada dos pratos na Associação Beneficente São Vito Mártir, na rua Polignamo a Mare, 255.