Decreto do prefeito Bruno Covas (PSDB), publicado hoje no Diário Oficial do município, autoriza a suspensão do expediente de órgãos e entidades administrados diretamente pela Prefeitura, bem como das autarquias e fundações, durante os jogos da Seleção Brasileira de futebol feminino que disputa a Copa do Mundo da FIFA, iniciada no último dia 7, na França. A medida do prefeito já vale para o jogo desta quinta-feira, dia 13, entre Brasil e Austrália, às 13h. O trabalho nos órgãos municipais será suspenso a partir das 11h.
Em suas redes sociais, o prefeito anunciou que “está dando o mesmo tratamento para Copa Feminina que é dado à Copa Masculina”. A prática rotineira de suspender expedientes durante os jogos da seleção masculina nos mundiais, inclusive nas empresas privadas, é adotada pela primeira vez pela Prefeitura para o futebol feminino.
A decisão do prefeito pegou até os servidores municipais de surpresa. Na rede de educação, muitas diretoras de escolas estão apreensivas porque, possivelmente, os pais não serão liberados de seus trabalhos. Até o final desta tarde as escolas aguardavam orientações da Secretaria Municipal de Educação sobre o procedimento que será adotado quanto às aulas.
O decreto determina ainda que as horas não trabalhadas deverão ser compensadas até 30 de setembro deste ano. Não ocorrerá a suspensão do expediente nas unidades cujas atividades não podem sofrer solução de continuidade, como os hospitais.
Próximos jogos
A seleção feminina do Brasil estreou com vitória de 3 a 0 sobre a Jamaica no último domingo. A partida contra a Austrália na próxima quinta-feira é válida pela segunda rodada da primeira fase. Depois, o Brasil volta a campo na terça-feira, dia 18, às 16h, diante da Alemanha. Nesse dia, o expediente nos órgãos municipais será encerrado às 14h.
Se a seleção feminina avançar na Copa, a partida das oitavas de final está marcada para o dia 25, às 13h. Nesse caso, o expediente na Prefeitura seria encerrado às 11h. Até a final, marcada para 7 de julho, há mais dois jogos (quartas de final e semifinal) previstos para dias úteis, às 16h. (Kátia Leite)