Nas primeiras horas da manhã do último sábado, dia 16, vizinho da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Quinta das Paineiras, em Vila Prudente, estranhou ao ver o portão da unidade aberto e acionou a polícia. Pouco depois, guardas civis metropolitanos constataram que a escola foi arrombada, com vários ambientes vandalizados e uma televisão foi furtada. Não é a primeira vez que a EMEI é invadida e assaltada. Além disso, funcionários contam que é comum ocorrerem furtos de lâmpadas e torneiras na área externa da unidade de ensino para crianças. Na próxima semana estão previstas duas caminhadas com a equipe da escola, alunos e pais para sensibilizar e estimular a comunidade a zelar pelo patrimônio público.
A invasão provavelmente ocorreu na madrugada do último dia 16 e como a unidade está sem vigilância, a polícia não foi acionada prontamente. Além de levarem o aparelho de televisão, os invasores ainda tiveram tempo de arrebentar portas de armários e gavetas e espalhar diversos objetos e papéis pelas salas. A maldade foi tamanha que jogaram iogurte em documentos da administração. O caso foi registrado no 56º Distrito Policial – Vila Alpina e a perícia esteve no local no mesmo dia em busca de pistas para polícia tentar chegar aos responsáveis.
No final de 2014, a Folha publicou matéria semelhante sobre a EMEI Quinta das Paineiras. A escola foi invadida em um final de semana e vários equipamentos eletrônicos e até alimentos para a merenda das crianças foram levados. O prejuízo estimado na época foi de R$ 13 mil. A Secretaria Municipal de Educação informou na ocasião que pediria reforço à Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Sobre a ocorrência desta semana, a Secretaria informou que como a perícia da polícia civil esteve na escola no próprio sábado, os funcionários conseguiram colocar a unidade em ordem para receber os alunos normalmente na segunda-feira. Foi informado ainda que o aparelho de TV será reposto o mais breve possível. A reportagem também questionou o 21º Batalhão de Polícia Militar sobre o patrulhamento no bairro da escola e não obteve retorno até o momento.
Na tentativa de sensibilizar a comunidade e as autoridades para as constantes invasões e furtos na unidade, além de estimular a vizinhança a zelar pelo patrimônio público, estão programadas para a próxima terça-feira, dia 26, duas caminhadas com a equipe da escola, crianças e pais. Um ato ocorrerá às 10h com os alunos da manhã e outro às 15h com as crianças do período da tarde. (Kátia Leite)