A unidade do hospital alemão Oswaldo Cruz, localizada na rua Javari, na Mooca, deixou de atender pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a instituição, com o encerramento do triênio 2015-2017, os serviços de procedimentos e diagnósticos de alta complexidade, além de cirurgias bariátricas em parceria com o Ministério da Saúde, foram concluídos no dia 31 de janeiro. Com a interrupção dos atendimentos, pacientes foram pegos de surpresa ao chegarem na unidade na data marcada para a realização de exames e consultas.
“No último dia 14 eu e minha mãe fomos até o hospital e quando chegamos, nos deparamos com um banner anexado no portão dizendo que os atendimentos na unidade não aconteceriam mais desde o dia 1º de fevereiro e que deveríamos procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem. Não recebi aviso antes da data agendada”, afirmou a moradora da Vila Prudente, Mara Teodoro, que desde 2014 realizava acompanhamento na unidade para tratar de um cisto na mama direita.
Os pacientes atendidos pela unidade Mooca do hospital alemão, inaugurada em março de 2010, eram provenientes de UBSs da região. Devido à uma parceria com o Ministério da Saúde, o hospital passou a auxiliar o SUS e tornou-se uma entidade beneficente de assistência social. Atendia moradores da região por meio do Programa de Prevenção e Rastreamento do Câncer Colorretal e do Programa Integrado de Controle de Câncer Mamário.
Quem também se queixa do encerramento dos atendimentos é a dona de casa Edna Pesseguini. “Era paciente há mais de cinco anos. Íamos direto no hospital, sem burocracia e com excelente funcionamento, entretanto, com o fim deste serviço, eu e outras pessoas teremos que enfrentar novamente filas enormes nas UBSs e podemos ser direcionadas para lugares bem mais distantes”, comentou.
O hospital informou que está, conjuntamente com o Ministério da Saúde, elaborando novos projetos para o triênio 2018-2020 e validando os planos de trabalho para este período. Não foi esclarecido se existe a possibilidade dos atendimentos serem retomados na unidade Mooca. Foi ressaltado que todos os exames e laudos realizados foram devidamente entregues aos pacientes, que serão encaminhados paras as UBS mais próximas de suas residências pelo gestor local SUS, garantindo assim a continuidade do acompanhamento médico. (Gerson Rodrigues)