No último doa 20, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) fez a primeira viagem de inspeção entre as estações Oratório e Vila União da Linha 15-Prata do monotrilho e anunciou para o fim de março a entrega de cinco estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto, totalizando mais 6,5 km de via elevada do transporte até o final da avenida Anhaia Mello. As novas paradas serão abertas ao público no sistema de visita assistida, quando operam em horário reduzido e sem a cobrança de tarifa. O Metrô ainda não informou qual será o período de funcionamento e a data de abertura.
A Linha 15 está em operação desde agosto de 2014 no trecho de apenas 2,3 km entre as estações Vila Prudente e Oratório, mas o horário de funcionamento foi sendo ampliado gradativamente e somente em outubro de 2016 passou a operar das 4h40 à meia-noite, mesmo período da Linha 2-Verde com a qual faz integração.
“O monotrilho está praticamente pronto. Estamos fazendo os testes finais da via e as estações estão em fase de acabamento. A gente espera até o final de março, no máximo nos primeiros dias de abril, entregar as cinco novas estações. Embaixo, o paisagismo também está muito bonito e terá ciclovia em todo o trajeto. Já vemos a mudança no entorno, com novas lojas surgindo, novos investimentos imobiliários. Vai mudar toda essa região da Zona Leste, com transporte de alta capacidade e qualidade”, disse o governador.
Durante a coletiva para a imprensa na estação Vila União, Alckmin confirmou que a Linha 15 será concedida à iniciativa privada. “No mês que vem vamos lançar o edital, que fica 90 dias aberto. Esperamos abrir a proposta em junho e contratar o novo concessionário. Enquanto isso não ocorre, o próprio Metrô operará a linha”, explicou.
Além das cinco novas estações para março, de acordo com o cronograma do Metrô, está prevista para o final de maio a entrega das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, somando mais 3,6 km de via elevada. Quando a Linha 15 entrar em operação até São Mateus, a expectativa é atender 400 mil pessoas por dia.
Apesar da promessa do governo estadual de levar o monotrilho até Cidade Tiradentes, não existe previsão para o prolongamento já que o Metrô ainda depende da duplicação da avenida Ragueb Chohfi, obra que envolve a Prefeitura.
O trecho da Linha 15 entre a estação Vila Prudente do monotrilho e a estação Ipiranga da CPTM, projetado para desafogar a Linha 2, também está sem prazo para construção por falta de verba – assim como a própria expansão da Linha 2 para Guarulhos. “Estamos entregando as obras de Metrô e CPTM e também temos um conjunto de projetos, como esses prolongamentos, mas o objetivo é primeiro concluir essas obras em andamento. Mesmo com esse momento de dificuldade econômica que o Brasil atravessa, São Paulo continua investindo e só com recursos do Estado, não tem dinheiro da União”, afirmou o governador.
Alckmin, que deve ser candidato à Presidência, garantiu que não tem constrangimento de entregar estações muito atrasadas em ano eleitoral. “A intenção é sempre entregar o mais rápido possível. Entregamos estações (de outras linhas) no ano passado, vamos entregar neste e se eu me afastar do Governo em abril, ainda vai ficar muita estação para ser entregue, inclusive no ano que vem. Para alguém colher, alguém tem que plantar. Obra de metrô leva de cinco a seis anos, entre projetos, obter financiamentos e licenças, fazer editais, contratações, e fizemos tudo isso dentro da maior crise econômica do Brasil”, argumentou o governador ressaltando que o Estado está tocando simultaneamente as obras de seis linhas de metrô e monotrilho. (Kátia Leite)