A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) publicou nesta quarta-feira, dia 25, no Diário Oficial do Estado, o aviso de consulta pública sobre o edital de concessão à iniciativa privada da operação e manutenção da Linha 15-Prata do monotrilho.
A minuta do edital e seus anexos, com diversas informações técnicas, estão disponíveis gratuitamente por meio do site www.stm.sp.gov.br, no link Linha 15, até 24 de novembro. Esse é o prazo em que os interessados poderão fazer contribuições quanto aos termos do edital e seus anexos.
O leilão da linha será realizado na sede da B3, antiga BM&FBovespa, em data a ser divulgada após a formulação final do edital de concessão. Segundo a Secretaria, o critério de julgamento será o de maior valor oferecido pela outorga fixa da concessão.
A audiência pública sobre o processo de concessão da Linha 15 foi realizada em 6 de setembro no Instituto de Engenharia de São Paulo. O processo teve início em junho do ano passado quando a proposta foi aprovada pelo conselho do programa estadual de desestatização.
Linha 15
Inaugurada em agosto de 2014, a Linha 15-Prata funciona apenas no pequeno trecho de 2,3 km, entre as estações Vila Prudente e Oratório. Atualmente, as obras de expansão estão concentradas até São Mateus, envolvendo o trabalho de 2 mil pessoas, segundo a Secretaria.
As colunas e vigas que compõem a via permanente por onde passarão os trens do monotrilho já estão implantadas até a região da estação São Mateus.
A promessa é que serão mais 13 quilômetros de vias elevadas, 27 novos trens e oito estações com previsão de entrega no primeiro semestre de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
A estimativa é que a linha transporte 405 mil passageiros por dia de Vila Prudente até a estação Iguatemi, a última do trecho, prevista para 2021. Existe ainda projeto para integrá-la com a Linha 10-Turquesa da CPTM na estação Ipiranga. (Kátia Leite)