Os pontos de ônibus improvisados, sem abrigos e em locais inapropriados instalados pela avenida Anhaia Mello, próximos às estações Vila Prudente do metrô e do monotrilho, estão com os dias contados. A Companhia do Metropolitano de São Paulo -Metrô informou à Folha que os três terminais de ônibus e a passarela para pedestres sobre a pista, no sentido bairro, serão concluídos no final deste ano.
Segundo o Metrô, a obra bruta está 92,6% finalizada, sendo que a construção do terminal Norte, na rua Trocari, entre a rua Ibitirama e a avenida Paes de Barros, foi concluída em setembro. Já o terminal Sul, na praça Gióia Junior, no sentido bairro da Anhaia Mello, e o terminal central, sob a estação do monotrilho, estão em fase final de acabamento e implantação de sistemas.
Em relação à passarela faltam 10% dos trabalhos para a conclusão, restando apenas alguns acabamentos e a finalização da pintura. A passagem de pedestres deveria existir desde agosto de 2010, quando foi inaugurada a estação Vila Prudente do metrô, no entanto o projeto foi abortado pela Companhia do Metropolitano por causa do córrego Mooca que passa sob a Anhaia Mello – a proposta inicial previa a passagem subterrânea.
O Metrô informou que para a execução de obras civis dos três terminais de ônibus e do entorno da estação Vila Prudente da Linha 15-Prata, incluindo a passarela, o valor contratual foi de R$ 33,4 milhões.
Quanto ao funcionamento dos terminais, a Companhia esclareceu que estão acontecendo reuniões com a São Paulo Transportes (SPTrans) para organizar a transição e o início da ocupação por parte do órgão municipal, que ocorrerá de forma gradativa.
Questionada sobre quantas linhas operarão nos terminais e como ocorrerá o funcionamento, a SPTrans informou que aguarda a entrega oficial dos terminais pelo Metrô e, tão logo isso ocorra, iniciará a operação dos coletivos, de forma semelhante ao que é estabelecido para os demais terminais da cidade. Foi ressaltando que estão sendo finalizados os estudos para contabilizar as linhas que serão atendidas nos terminais.
Enquanto os terminais não entram em funcionamento, usuários do transporte público enfrentam aglomerações para embarcar nos ônibus. Um dos pontos críticos é em frente à estação Vila Prudente do metrô, onde os passageiros dividem espaço com diversos ambulantes que se instalam no local. Na última segunda-feira, dia 16, havia até venda de produtos sobre sacos plásticos colocados na calçada. Questionada, a Prefeitura Regional de Vila Prudente alegou que alguns ambulantes têm o termo de permissão de uso, mas mesmo assim ocorre fiscalização periódica no trecho para evitar a presença do comércio irregular.