A antiga reivindicação deste jornal e do ex-deputado Adriano Diogo de anexar parte da área do Crematório de Vila Alpina ao Parque Lydia Natalizio Diogo, o popular Parque de Vila Prudente, está perto de ser concretizada. Na segunda-feira, dia 29, a superintendente do Serviço Funerário do Município, Lucia Salles França Pinto, recebeu em seu gabinete Adriano Diogo, o presidente do Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente e da Folha, Newton Zadra e o chefe de gabinete da Subprefeitura de Vila Prudente, André Kuchar, para discutir a viabilidade da solicitação. No último dia 16, Lucia já esteve no crematório para avaliar a proposta.
Acompanhada de seu chefe de gabinete, Fulvio Giannella Junior e do diretor de cemitérios, Frederico Jun Okabayashi, a superintendente mostrou-se favorável à reivindicação. “É muito válida a ideia de incorporar esta área da frente do crematório ao parque, cujos usuários ganhariam um ótimo espaço para expandir suas atividades. Manteremos o estacionamento do Crematório, a área verde existente ao lado (onde pessoas depositam as cinzas) e passaremos a entrada para onde hoje é a saída”, explicou Lucia. “Mas, antes de qualquer intervenção precisamos conversar com a Secretaria Municipal do Verde, cujo órgão será o responsável pela nova área caso se concretize a incorporação”, ressaltou. Outra ação levantada foi a de levar a proposta para apreciação do conselho gestor do Parque.
Segundo o diretor de cemitérios, para a área em questão existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – instrumento extrajudicial que tem como objetivo a recuperação do meio ambiente degradado através da fixação de obrigações e condicionamentos técnicos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente. “Está previsto que, como compensação de obra realizada envolvendo cortes de árvores, uma empresa do setor privado seria a responsável em transformar esta área em espécie de um bosque, com pista de caminhada, playground e outros equipamentos. Com a existência deste TAC as tratativas com o Verde podem ser mais fáceis”, afirmou Okabayashi.
O Parque de Vila Prudente, que atualmente recebe 500 pessoas por dia e aos finais de semana cerca de 1500, pode ter sua área estendida de 60 mil m² para 80 mil m².