Em 2022, moradores do entorno e usuários da praça do Centenário cobravam da Subprefeitura Vila Prudente a conclusão das melhorias na área verde iniciadas no ano anterior. Na ocasião, parte dos canteiros ajardinados ganhou cercas de madeiras, enquanto outros permaneciam com fitas de isolamento. Agora, equipes da Prefeitura estão remodelando a praça novamente e não faltam reclamações das estruturas de concreto que preencheram todos os jardins.
“Óbvio que aquelas cerquinhas de madeira que a subprefeitura levou meses e meses para produzir não iriam durar. Foi desperdício de tempo e verba, mas o modelo adotado agora acabou com a praça. Estamos com dó das árvores e outras vegetações que ficaram sufocadas no meio de estruturas de concreto”, comenta uma moradora do entorno.
“Onde antes era grama, agora só vemos cinza. Um absurdo”, reclama um comerciante do trecho. Usuários da praça também acreditam que, durante fortes chuvas, tudo vai virar um lamaçal.
Questionada pela Folha, a Subprefeitura Vila Prudente respondeu que “a obra da Praça do Centenário contou com a ajuda de ambientalistas para a realização da reforma anterior e da atual”. Não foi explicado o motivo de duas reformas na mesma praça no prazo de dois anos. Apesar de questionado, também não foi informado o valor do serviço executado atualmente.
Sobre as árvores “sufocadas” pelo concreto, a Subprefeitura alegou que “a próxima etapa é o alargamento das estruturas em volta das espécies arbóreas”. Por fim, justificou que “o projeto traz uma visão ambientalista mais apropriada às condições de uso do local, onde os espaços podem ser ampliados para eventos públicos, usando o sistema de ‘concretograma’ ou ‘pisograma’, que são elementos vazados que permitem a permeabilidade e percolação das águas de chuvas e a sua drenagem, aumentando a interação entre o munícipe e o meio ambiente, já que a passagem de pedestres pode ocorrer sem prejuízo”.
Parabens, ficou uma m#ERd@