O Metrô informou à Folha que as obras de elevação dos cabos das linhas de transmissão de energia elétrica de alta tensão prosseguem em ritmo acelerado nas avenidas Anhaia Mello e Presidente Wilson (fotos abaixo) para permitir a construção das vias elevadas da expansão da Linha 15-Prata no sentido Ipiranga. As intervenções são essenciais, pois as torres e cabos de transmissão de energia estão na mesma altura da estrutura metroviária do monotrilho, de aproximadamente 15 metros.
No primeiro final de semana de outubro, foram instalados dois postes na avenida Anhaia Melo – um provisório e outro definitivo – que variam entre 30 e 40 metros de altura. O poste provisório é utilizado para transferir temporariamente os cabos de energia elétrica, enquanto o poste definitivo é finalizado.
Na região, a elevação das linhas de transmissão é feita em dois pontos estratégicos: na Anhaia Melo, com 75 metros de extensão (80% concluído); e na avenida Presidente Wilson, próximo à futura estação Ipiranga, com 143 metros (98% concluído). Serviço semelhante será executado na outra ponta de expansão da Linha 15, na avenida Ragueb Chohfi, com aproximadamente 400 metros de extensão – atualmente está em fase de projeto e de contratação da empresa que realizará o alteamento.
As fundações para os postes são estruturas de aço e concreto que chegam a 15 metros de profundidade, necessárias para suportar o peso dos postes e a tensão dos cabos de alta voltagem. Os trabalhos utilizam diversos equipamentos especializados, como perfuratrizes e caminhões betoneira para a fundação, guindastes para elevação e fixação dos postes, todos operados por equipes treinadas para a transferência dos cabos, que incluem o uso de cordas, balancins e guinchos. A operação é conduzida por engenheiros, técnicos e eletricistas da equipe do Metrô e da Enel.
Fotos: Metrô SP