A previsão do Metrô é que até o final deste ano sejam iniciadas na avenida Anhaia Mello as obras do prolongamento da Linha 15-Prata de monotrilho até o Ipiranga, com a construção de mais pilares para sustentar a via elevada de trilhos. Na outra ponta, junto ao ramal da Linha 10-Turquesa da CPTM os trabalhos começaram em julho.
No caminho do monotrilho estão as enormes torres de alta tensão que atravessam a avenida Anhaia Mello. O Metrô informou à Folha nesta semana que o alteamento das linhas de transmissão de 88kV já foi iniciado pelas fundações e tem previsão de conclusão até outubro.
Após a Anhaia Mello, o novo trajeto da Linha 15 seguirá ao lado do viaduto Grande São Paulo e na sequência, em paralelo a Linha 10 da CPTM, até chegar à futura estação Ipiranga de monotrilho. As obras de construção da nova parada foram iniciadas no dia 7 deste mês.
Para o monotrilho passar ao lado do viaduto Grande São Paulo será necessário desapropriar uma faixa de casas na Favela de Vila Prudente. Na última terça-feira, dia 20, o Metrô também anunciou que está reabrindo a licitação para a construção de 60 moradias que receberão as famílias afetadas. Os imóveis serão construídos no terreno da Companhia que serviu de canteiro de obras da Linha 2-Verde, na rua Tomaz Izzo, na Quinta da Paineira. A entrega das novas propostas está agendada para 2 de setembro.
Será mais 1,8 km de trilhos até a futura estação Ipiranga, cuja meta de conclusão é em 2027. A nova parada vai facilitar o trajeto de muitos passageiros da Linha 15 que atualmente precisam desembarcar na sobrecarregada estação Vila Prudente e seguir na Linha 2-Verde até a estação Tamanduateí para acessar os trens da CPTM. De acordo com estimativas do Metrô, a estação Ipiranga receberá 28 mil passageiros por dia.
No final deste mês, a Linha 15 completa dez anos de operação. Atualmente, tem 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial. (Kátia Leite)