Na tarde da última quarta-feira, dia 7, o Metrô começou uma nova etapa da expansão da Linha 15-Prata com o início da construção da estação Ipiranga. A futura parada vai possibilitar a conexão do monotrilho com a Linha 10-Turquesa da CPTM, facilitando o trajeto de muitos passageiros da Linha 15 que atualmente precisam desembarcar na estação Vila Prudente e seguir na Linha 2-Verde até a estação Tamanduateí para acessar os trens da CPTM.
O lançamento da obra foi marcado pelos trabalhos de perfuração de solo no canteiro, para a construção dos pilares do corpo da estação. O Metrô explicou que a atividade foi feita por meio de “estacas-prancha”, que são elementos estruturais que compõem a fundação profunda, sendo posicionadas no solo por maquinários especializados. Isso possibilita a execução das estacas que sustentam a estrutura da estação e das vigas que formam a via elevada por onde circulam os trens.
Com meta de conclusão em 2027, a estação Ipiranga terá dois acessos, sendo o principal no número 3.437 da avenida Presidente Wilson e o secundário pela estação da Linha 10. Ao todo, a edificação terá 10,7 mil m² de área construída, seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e espaço para estacionamento de bicicletas em paraciclos.
O Metrô ressaltou que a estação foi projetada com recursos de tecnologia BIM – sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção, que possibilita o desenvolvimento de um modelo 3D completo, unificando um conjunto de processos, como nas frentes de obra civil, elétrica, hidráulica e sistemas auxiliares, e ampliando a assertividade na execução do projeto.
De acordo com estimativas do Metrô, a estação Ipiranga vai receber 28 mil passageiros por dia. O investimento será de R$ 479,5 milhões.
Na outra ponta
Além da estação Ipiranga com mais 1,8 km de trilhos, o Metrô está ampliando a Linha 15 em mais 2,7 km depois da estação Jardim Colonial. Serão mais duas estações, Boa Esperança e Jacu Pêssego, com obras já em andamento. Também será construído o pátio Ragueb Chohfi. Para atender o novo trecho, foram encomendados 19 novos trens, aumentando a frota para 46 composições.
No final deste mês, a Linha 15 completa dez anos de operação. Atualmente, tem 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial, com ciclovia em toda a extensão. Com a ampliação até Ipiranga e Jacu Pêssego, passará a ter 19,1 km de extensão operacional e 14 estações para atender a uma demanda estimada de 380 mil passageiros por dia.
IMAGENS DE PROJEÇÃO 3D DA FUTURA ESTAÇÃO IPIRANGA:
Ok, só resta saber se realmente prazo de entrega (ano de 2027) será respeitado.
nao entendo trajeto, ate agora ..o que estao fazendo na favela, sera removida?
sim, o terreno que vao usar para o monotrilho vai ser desapropriado, e o metro abriu recentemente licitação para construção de moradias para as familias afetadas. mas a maioria da favela vai continuar la, so vai ser removido as areas que vao receber construção do metro
Começar a obra é fácil, difícil é remover as famílias da comunidade, por onde deverá passar o monotrilho.
o correto teria que retirar essa favela que fica do outro lado bem na entrada da estação Ipiranga na rua capitao Pacheco e chaves e fazer um terminal de ônibus
Não concordo em reformar uma estação e deixar o público passar no meio da comunidade onde está ocorrendo vários assaltos a favela já pegou fogo uma vez quase todos os morados já receberão moradias e os que não receberam estão recebendo auxílio e a favela continua lá reformando e cada vez crescendo
qual sua fonte de informacao?!?