O Crematório Municipal Dr. Jayme Augusto Lopes, mais conhecido por Crematório de Vila Alpina, completou 50 anos de funcionamento na última segunda-feira, dia 12. Foi o primeiro a ser construído na América Latina e, por sua importância histórica e arquitetônica, está em processo de tombamento junto ao Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura.
Para marcar a data, a Velar SP que administra a unidade desde março de 2023, organizou visitas guiadas por especialistas para este sábado, dia 17. Haverá as participações de Luca Fuser, antropólogo especialista em patrimônio cultural, e de Aline Santos, arquiteta e urbanista que estudou o crematório em seu mestrado e doutorado. Eles vão abordar a história, as características e a importância do conjunto arquitetônico. A ação integra a Jornada do Patrimônio – Portas Abertas do DPH.
As visitas guiadas acontecem às 10h, 11h e 12h. A inscrição pode ser feita no próprio local, com 15 minutos de antecedência.
Saiba mais
O conjunto arquitetônico é composto por um edifício principal – onde funcionam administração, sala de cerimônias, pátios de espera e demais espaços operacionais, e pelas áreas verdes agregadas com bosques e jardins.
O projeto foi desenvolvido em 1971 pelo então Departamento de Cemitérios da Prefeitura e coordenado pela arquiteta Ivone Macedo Arantes. Sua construção aconteceu entre 1971 e 1974 e foi oficialmente aberto ao público em 12 de agosto de 1974.
O Crematório de Vila Alpina fica na avenida Francisco Falconi, 437.