Estão sendo fixados tapumes no entorno de um dos campos de futebol do Centro Esportivo (CE) Arthur Friedenreich, na Vila Prudente. De acordo com a Prefeitura, nessa área do clube ocorrerá a primeira fase da obra de construção do reservatório do Córrego da Mooca – que passa sob a avenida Anhaia Mello e costuma transbordar em dias de fortes chuvas, alagando o corredor viário.
Apesar da movimentação no local, a Prefeitura informou na tarde de ontem, dia 15, que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente continuam em tratativas para obtenção da licença ambiental do empreendimento. Somente vencida esta etapa, as obras terão início de fato.
A Folha questionou a Prefeitura sobre quantas árvores serão removidas do clube para a obra e se, futuramente, com o piscinão finalizado, será possível o plantio de espécies no local.
Usuários também relatam algumas mudanças internas, como a proibição de estacionamento dentro do clube em vigor nas últimas semanas. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer explicou que o estacionamento foi fechado temporariamente, mas deve ser reaberto a partir desta sexta-feira, dia 16. No entanto, a Secretaria ressaltou que todos os espaços e equipamentos, como ginásio e quadras, podem sofrer alteração futura de funcionamento de acordo com o cronograma e planejamento determinado pela SIURB.
A Prefeitura explicou que para minimizar os impactos e compatibilizar o uso dos equipamentos esportivos com a execução das obras, os trabalhos serão executados em duas etapas. A segunda será no campo de futebol na esquina da Anhaia Mello com a avenida Jacinto Menezes Palhares.
O Consórcio DPJ Mooca foi o vencedor da licitação para construção do piscinão e o valor do contrato é de R$ 166.605.193,86. O novo reservatório não será aberto como o piscinão Guamiranga, implantado na avenida Dr. Francisco Mesquita. A Prefeitura afirma que o equipamento contra cheias ficará subterrâneo e os campos de futebol e demais espaços do CE Arthur Friedenreich serão reconstruídos e devolvidos aos usuários. A previsão é que o novo piscinão esteja concluído em agosto de 2026. (Kátia Leite)